Prefeitura e produtores rurais regulamentam uso de patrulhas mecanizadas

Os tratores e implementos agrícolas doados pelo Governo são de uso comum, mas nem sempre atendem os interesses de todos.

A Secretaria Municipal de Agricultura reuniu representantes da Emater e dos Conselhos de Desenvolvimento Comunitário na manhã desta quinta-feira (18) para regulamentar a utilização de patrulhas mecanizadas no meio rural. Os tratores e implementos agrícolas doados pelo Governo são de uso comum, mas nem sempre atendem os interesses de todos.

Dos 56 Conselhos de Desenvolvimento Comunitário existentes em Patos de Minas, 36 possuem equipamentos doados pelo poder público, mas nenhum consta como patrimônio do município. Com a regulamentação, o primeiro passo, é fazer com que os bens doados sejam patrimoniados e repassados para o uso dos Conselhos Comunitários.

Ao criar normas, a Secretaria Municipal de Agricultura também vai fazer com que as patrulhas mecanizadas beneficiem um maior número de produtores e de forma mais justa. Os primeiros a serem beneficiados, por exemplo, serão os agricultores familiares, que façam parte dos Conselhos de Desenvolvimento Comunitário e que participem das reuniões.

O regulamento que está sendo elaborado também limita o prazo máximo de 30 horas por safra para cada produtor rural para fazer a preparação do solo e plantio e outras 30 horas para tratos culturais e colheita. O usuário deverá pagar 50% do valor no ato da inscrição e o restante depois do serviço concluído.

O encontro para a elaboração do regulamento teve a participação de representantes de 43 Conselhos de Desenvolvimento Comunitário. Para o secretário Francisco Medonça, depois que as normas forem estabelecidas, as patrulhas mecanizadas poderão atender melhor os produtores rurais.

Últimas Notícias

Homem furta celular em veículo, mas acaba preso após rastreamento e imagens de câmeras de segurança

Veja mais

Condutor inabilitado bate em portão, foge do local e é preso com sintomas de embriaguez, em Patos de Minas

Veja mais

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Grave acidente na BR040 envolvendo carreta e dois carros tira a vida de médica de Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais