Prefeitura e população não entram em consenso e lixo toma conta do centro
Sem fiscalização, o desrespeito aos novos horários é grande.
A região central de Patos de Minas amanheceu tomada por enormes sacos de lixo nessa terça-feira (16). No cruzamento da rua Major Gote com a rua Farnese Maciel era possível ver sangue escorrendo. Como o caminhão coletor só pode passar pelo centro da cidade após as 19 horas, a sujeira permaneceu ali durante todo o dia.
Ninguém sabe ao certo quem pôs o lixo na calçada. Os funcionários da loja em frente informaram que quando chegaram para trabalhar os enormes sacos pretos já ocupavam boa parte da calçada. O desrespeito, no entanto, podia ser visto ao longo de quase toda a rua Major Gote. Muitos lojistas e moradores não esperaram o horário de coleta para se livrarem dos restos do fim de semana prolongado.
O horário de coleta de lixo no centro da cidade foi estipulado a partir de um acordo entre as entidades de classe e a Administração Municipal. CDL, SindComércio e Acipatos entendem que a coleta durante o dia prejudica o trânsito. Em comum acordo, eles decidiram passar o horário de coleta do lixo para após as 19h no meio da semana.
Para acabar com a sujeira no centro da cidade, os moradores e comerciantes da região central também só poderão por o lixo na calçada após as 18h. Mas sem fiscalização, o desrespeito aos novos horários é grande. No Mercado Municipal não há quem dê jeito na sujeira que se acumula dia após dia.
O secretário municipal de infraestrutura, Jair Valadão disse que vai intensificar a fiscalização e pede a colaboração dos comerciantes e moradores do centro da cidade.
Autor: Maurício Rocha