Prefeitura divulga calendário de vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com prioridades

Os primeiros a serem atendidos são os deficientes permanentes e as gestantes/puérperas, seguidos das pessoas com comorbidades, que segundo o Plano Nacional de Imunização têm prioridade para serem imunizados.

A Prefeitura de Patos de Minas vai iniciar a vacinação contra Covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos nessa quinta-feira (23). Os primeiros a serem atendidos são os deficientes permanentes e as gestantes/puérperas, seguidos das pessoas com comorbidades, que segundo o Plano Nacional de Imunização têm prioridade para serem imunizados.

As doses para esse público serão aplicadas no antigo Projeto Saci (Rua Ouro Preto, 777, Bairro Várzea). Confira o calendário:

Quinta-feira (23)

Adolescentes de 12 a 17 anos – Grávidas e puérperas e com deficiência permanente

De 8h às 13h – iniciais do nome de A a M

De 13h às 18h – iniciais do nome de N a Z

Sexta-feira (24)

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

De 8h às 13h – iniciais do nome de A a M

De 13h às 18h – iniciais do nome de N a Z

Demais adolescentes também serão imunizados

Em recente reunião com os gestores municipais, o Governo de Minas Gerais informou que o estado não mais seguirá a orientação do Ministério da Saúde. Portanto todo o público dos 12 aos 17 anos será vacinado, incluindo as pessoas sem comorbidades. Até o momento só foram enviadas doses para os grupos prioritários, mas a prefeitura já está preparada para o atendimento completo.

Documentação a ser apresentada

Todos os adolescentes devem apresentar termo de assentimento assinado pelos pais ou responsável legal como forma de garantir o recebimento da vacina (clique aqui para baixá-lo). Esse documento ficará retido pela Secretaria Municipal de Saúde, portanto deve ser original e impresso.

É preciso levar também carteira de identidade ou certidão de nascimento, CPF (ou cartão SUS) e comprovante de residência em Patos de Minas (pode ser em nome dos pais ou responsável).

Comorbidades

As comorbidades prioritárias estão estabelecidas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, sendo as mesmas previstas na etapa para adultos. Entram, por exemplo, Síndrome de Down, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme e diabetes. Já epilepsia não está na lista (consulte aqui– a planilha completa).

O adolescente com comorbidade precisa apresentar laudo médico indicando essa condição, e ela deve vir descrita exatamente como está definida na planilha acima citada.

Deficiências

Quanto às deficiências, entram motoras, auditivas, intelectuais e visuais, lembrando que elas precisam obstruir a participação plena e efetiva do indivíduo na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Por exemplo, no campo da visão, estão listadas apenas cegueira, baixa visão e visão monocular (consulte aqui mais informações).

Grávidas e puérperas

Além do termo de assentimento, as adolescentes grávidas devem apresentar o cartão de gestante, enquanto aquelas que deram à luz ha até 45 dias podem apresentar o cartão gestante, o documento da alta hospitalar ou a certidão de nascimento da criança.


Últimas Notícias

Motorista acaba preso após bater em carro estacionado e arremessá-lo em outro automóvel

Veja mais

Motociclista morre após atingir meio fio e bater a cabeça violentamente no chão em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais

Morre motociclista que foi violentamente atingido por carro que avançou parada na Ouro Preto

Veja mais

Polícia Militar intensifica operação contra a desordem e criminalidade e apreende veículos em Patos de Minas

Veja mais

Concerto Renascer com projeção mapeada leva emoção na Catedral de Santo Antônio; veja

Veja mais

Motociclista fica ferido após bater em carro que avançou parada na avenida JK

Veja mais