Prefeitura desmente calendário de vacinação de idosos contra a Covid-19 em Patos de Minas
A Administração Municipal informou que as vacinas são enviadas por remessas que não há data definida para a imunização da população em geral.
A Prefeitura de Patos de Minas emitiu comunicado na manhã desta segunda-feira (08) desmentido que um suposto calendário de vacinação de idosos contra a Covid-19 no município. A Administração Municipal informou que as vacinas são enviadas por remessas que não há data definida para a imunização da população em geral.
“Um suposto calendário para vacinação de idosos contra Covid-19 em março está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens. A Prefeitura de Patos de Minas informa que a mensagem não é oficial, portanto não diz respeito ao nosso município”, diz a nota da Prefeitura de Patos de Minas.
Segundo a assessoria de comunica, as vacinas são enviadas por remessas e não há data pré-definida para a chegada delas. “Assim não é possível fazer planejamento de longo prazo para aplicação do imunizante. Além disso, o Governo estadual enviou recente orientação de que idosos devem ser vacinados após as prefeituras concluírem a vacinação de seus trabalhadores da saúde (rede pública e privada)”informa.
Ainda conforme as orientações, os primeiros idosos a serem vacinados devem ser os maiores de 90 anos. De toda forma, o cadastramento segue aberto para pessoas acima de 75 anos. Os trabalhadores ativos na área da saúde – e aqui entram não só profissionais do segmento em si, mas também todos os funcionários (recepção, serviços gerais, apoio, funerárias e outros) – devem cadastrar-se no www.patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid .
“Durante a última semana, a Secretaria de Saúde aplicou a primeira dose do imunizante em trabalhadores de clínicas médicas, clínicas de imagem e laboratórios de análises clínicas. Também foram feitas algumas clínicas odontológicas para aproveitar frascos de vacinas abertos e não usados na totalidade em outros locais. Isso foi necessário para não ocorrer perda, uma vez que AstraZeneca e CoronaVac vieram com frascos multidoses: 10 doses em cada frasco, que, depois de aberto, deve ser completamente usado em até seis horas.
Já a partir desta semana, 790 doses serão destinadas a trabalhadores da saúde cadastrados, lembrando que será seguida a fila on-line. Essa ordem é exatamente a mesma em que o sistema recebeu as inscrições, ou seja, quem cadastrou-se primeiro será chamado primeiro.
Vale lembrar que a aplicação será agendada. Servidores da Secretaria de Saúde farão contato a partir desta segunda-feira (8) no telefone e e-mail cadastrados informando data e local da vacinação. É essencial que as pessoas fiquem atentas às suas caixas de e-mail e celulares.
A SMS coloca-se à disposição para demais esclarecimentos, reafirmando seu profissionalismo e compromisso de continuar trabalhando para que o maior número de pessoas seja vacinado em menor tempo possível”, concluiu a nota.