Prefeitura critica mudança em boletim estadual da Covid19 e suspende publicação de dados

O órgão municipal entendeu que a mudança prejudica o entendimento em torno da doença e decidiu suspender a publicação de seu próprio boletim.

Prefeitura Municipal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde de Patos de Minas criticou a decisão do Estado de mudar a forma de publicação do Boletim diário da Covid19. O Governo de Minas excluiu os casos suspeitos que já somavam mais de 100 mil e passou a divulgar o número de curados. O órgão municipal entendeu que a mudança prejudica o entendimento em torno da doença e decidiu suspender a publicação de seu próprio boletim.

"A publicação do Boletim Epidemiológico Covid-19 elaborado diariamente pela Vigilância em Saúde será suspenso temporariamente. O retorno acontecerá assim que o informe da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que é liberado para todos os municípios e o público em geral, puder divulgar as informações com maior clareza", informou a nota emitida pela Prefeitura.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde - MG, a mudança tem o objetivo de facilitar a análise das informações sobre Covid-19 em Minas Gerais, bem como alinhar a apresentação desses dados ao boletim do Ministério da Saúde. “Neste novo formato, temos um dado novo que é o número de casos recuperados, ou seja, aquelas pessoas que tiveram uma boa evolução com mais de 14 dias de doença”, informou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Mas para a Secretaria de Saúde de Patos de Minas, retirando o total de casos notificados suspeitos e acrescentando o número de casos recuperados, a base de dados do sistema estadual não oferece informações suficientes para que a Vigilância Epidemiológica entenda o cenário da doença em sua totalidade.

"Até que o boletim diário retorne, a Prefeitura de Patos de Minas divulgará o próprio informe da SES-MG, que, nesta quinta-feira, contabiliza 19 casos confirmados, sendo 17 recuperados, um em acompanhamento e um óbito", diz a nota.

A prefeitura esclareceu ainda que o município não possui acesso ao banco de dados do Estado de Minas Gerais para realizar alterações que julgue pertinentes.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais