Prefeitura continua sem apresentar contas exigidas por lei e caso pode ser levado ao MP

A Secretaria de Finanças e Orçamento alegou problemas no sistema de informática e pediu prazo de 30 dias, mas já se passaram 40 dias e as informações ainda não foram prestadas.

Prefeitura Municipal de Patos de Minas ( Foto: Arquivo Patos Hoje ).

A Lei de Responsabilidade Fiscal exige que os municípios apresentem, em audiência pública, um relatório com o detalhamento das contas da Prefeitura. As informações devem ser apresentadas a cada quatro meses. Entretanto, o Relatório de Metas Fiscais referente ao período de maio a agosto de 2015 não foi apresentado pela Administração Municipal. A Secretaria de Finanças e Orçamento alegou problemas no sistema de informática e pediu prazo de 30 dias, mas já se passaram 40 dias e as informações ainda não foram prestadas.

Segundo o secretário municipal de finanças e orçamento, Lázaro Daniel, documentos ainda estão sendo reunidos para que o relatório seja apresentado na Câmara Municipal de Patos de Minas. Ele não estabeleceu um novo prazo. A justificativa para o atraso é que a nova empresa contratada para fazer o serviço de informática da Prefeitura precisou de mais tempo para instalar seus programas, o que dificultou o processo dos dados.

Os vereadores questionaram a justificativa dada pela Prefeitura. Segundo o vereador Vicente de Paulo o relatório é referente aos meses de maio a agosto, período em que o serviço de informática ainda estava sob cuidados da antiga empresa. Mesmo assim, os parlamentares concederam o prazo de 30 dias pedido pelo secretário de finanças e orçamento. Entretanto, 40 dias se passaram e até o hoje a Administração Municipal não marcou uma nova data para apresentar o balanço do quadrimestre. Os vereadores ameaçam levar o caso ao Ministério Público.

De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, o gestor que deixar de cumprir com esta obrigação pode ter o mandato cassado, perder os direitos políticos e, o que é pior, ser multado e deixar de receber os repasses dos Governos Federal e Estadual. No caso de Patos de Minas o FPM (repasse federal) e o ICMS ( repasse estadual) representam 80% de toda a arrecadação da Prefeitura.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Polícia Militar prende as mulheres que seriam fornecedoras de drogas no Galpão do Produtor

Veja mais

Capotamento após batida em carreta deixa uma pessoa morta e outra ferida na BR 352

Veja mais

Polícia procura criminosos que invadiram residência e furtaram barco na comunidade do Leal

Veja mais

Criminosos estão entregando presentes para idosos para aplicar golpes em Patos de Minas; entenda

Veja mais

Decisão judicial encaminha destino do Edifício Panorâmico; prédio está inacabado há 30 anos

Veja mais