Prefeitura consulta MP e adia isenção da Taxa de Iluminação para 8.300 consumidores

A Prefeitura havia anunciado a isenção para os contribuintes de baixa renda, mas decidiu voltar atrás para não ferir a lei.

Os contribuintes de baixa renda que consomem abaixo de 80 KWH de energia vão ter que esperar um pouco mais para se livrarem da Taxa de Iluminação Pública. A Prefeitura havia anunciado a isenção para os contribuintes de baixa renda, mas decidiu voltar atrás para não ferir a lei, que proíbe esse tipo de isenção em ano eleitoral.

A Lei Municipal que amplia a faixa da população isenta da Taxa de Iluminação foi aprovada pelos vereadores e sancionada em Dezembro do ano passado. 8.300 consumidores de baixa renda ficariam livres da cobrança que é feita na conta de luz. A Administração Municipal, no entanto, não levou em conta as proibições da Legislação Eleitoral.

A Lei 9.504 proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. Algumas pessoas entendem que isenção da Taxa de Iluminação não poderia acontecer nesse momento.

Para evitar problemas, a Administração Municipal fez uma consulta ao Ministério Público e aguarda um parecer do órgão para definir a data de início da isenção da Taxa de Iluminação para quem consome até 80KWH. Se o MP entender pela proibição, a isenção só poderá ser feita a partir do ano que vem.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais