Prefeitura consulta MP e adia isenção da Taxa de Iluminação para 8.300 consumidores

A Prefeitura havia anunciado a isenção para os contribuintes de baixa renda, mas decidiu voltar atrás para não ferir a lei.

Os contribuintes de baixa renda que consomem abaixo de 80 KWH de energia vão ter que esperar um pouco mais para se livrarem da Taxa de Iluminação Pública. A Prefeitura havia anunciado a isenção para os contribuintes de baixa renda, mas decidiu voltar atrás para não ferir a lei, que proíbe esse tipo de isenção em ano eleitoral.

A Lei Municipal que amplia a faixa da população isenta da Taxa de Iluminação foi aprovada pelos vereadores e sancionada em Dezembro do ano passado. 8.300 consumidores de baixa renda ficariam livres da cobrança que é feita na conta de luz. A Administração Municipal, no entanto, não levou em conta as proibições da Legislação Eleitoral.

A Lei 9.504 proíbe a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. Algumas pessoas entendem que isenção da Taxa de Iluminação não poderia acontecer nesse momento.

Para evitar problemas, a Administração Municipal fez uma consulta ao Ministério Público e aguarda um parecer do órgão para definir a data de início da isenção da Taxa de Iluminação para quem consome até 80KWH. Se o MP entender pela proibição, a isenção só poderá ser feita a partir do ano que vem.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais