Prefeitura comunica que escolas particulares já podem retomar ensino presencial em Patos de Minas

Cabe a cada instituição, conforme suas particularidades, determinar a data de reinício do atendimento presencial

A retomada das atividades presenciais em instituições particulares de ensino de Patos de Minas está autorizada com a entrada do município na onda amarela do Minas Consciente, o que acontece a partir deste sábado (1º/5). Em relatório do Comitê Executivo Covid-19, o Governo estadual apontou essa fase do programa como gatilho para o retorno. Para a rede municipal, contudo, a prefeitura entende ser necessário tempo maior para adequações, e a previsão é voltar a partir de junho.

Desde março, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e a Secretaria Municipal de Educação estudam os critérios para que o ensino na cidade regresse presencialmente. O trabalho nesse sentido fortaleceu-se depois que o Governo de Minas Gerais publicou relatório recomendando retornar o quanto antes, de forma segura e planejada, para não ampliar os déficits na aprendizagem dos estudantes mineiros. VEJA O RELATÓRIO!

“A experiência internacional mostrou que a retomada, em grande parte dos casos, não levou ao aumento do contágio na sociedade, como enfatiza o relatório elaborado pelo estado. Viu-se que os riscos e impactos da paralisação das atividades escolares por tempo tão prolongado é maior do que manter as escolas abertas. Têm-se contabilizado enorme prejuízo no aprendizado de crianças e adolescentes, além de impactos na saúde mental deles”, enfatiza o prefeito Luís Eduardo Falcão.

A prefeitura definiu normas sanitárias próprias para o setor educacional, adequando o protocolo do Minas Consciente à realidade local. O documento elenca critérios mínimos para esse retorno e deixa clara a necessidade de as unidades de ensino aplicarem as regras de distanciamento e higienização em todo o ambiente escolar. O protocolo municipal também orienta o gestor da escola a:

– implementar políticas de afastamento dos funcionários que não sejam punitivas, como licença médica, para permitir que profissionais do grupo de risco e profissionais que apresentem sintomas de infecção respiratória permaneçam em casa;

– fornecer máscaras descartáveis aos colaboradores caso não estejam de posse de máscaras pessoais, além de demais itens de acordo com o tipo de atividade executada (botas impermeáveis de cano longo e luvas de borracha, gorros, capote/avental, protetor ocular);

– proceder o retorno de forma escalonada e com atendimento presencial e remoto (on-line), dando opção de escolha aos pais e estudantes.

Acesse aqui o protocolo para retorno presencial das atividades escolares em Patos de Minas.

Acesse aqui o protocolo sanitário elaborado pelo Governo de Minas Gerais.

Fonte: ASCOM Patos de Minas

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais