Prefeitura compra conteiners e inicia processo de coleta seletiva de lixo em Patos de Minas

Centenas de conteiners já foram adquiridos pela administração municipal para iniciar a separação dos resíduos.

A bióloga Kelly Andrade explicou como será a implantação da coleta seletiva na cidade.

Representantes da empresa Conserbrás, concessionária responsável pela coleta de lixo e administração do aterro sanitário de Patos de Minas, apresentaram na manhã desta quarta-feira (18) o projeto de implantação da coleta seletiva de lixo em Patos de Minas. Centenas de conteiners já foram adquiridos pela administração municipal para iniciar a separação dos resíduos.

A apresentação do projeto ocorreu no gabinete do prefeito José Eustáquio, com a presença de secretários e dos diretores da concessionária Conserbrás. A bióloga Kelly Andrade explicou como será a implantação da coleta seletiva na cidade. Segundo ela, inicialmente serão instalados um contêiner verde e outro marrom em cada ponto, um para a destinação do lixo seco e outro para a destinação do lixo molhado.

A Prefeitura adquiriu 300 conteiners que já estão na cidade. Eles serão colocados em pontos estratégicos da cidade que geram maior volume de resíduos, como o hipercentro, as áreas comerciais e equipamentos públicos. Os catadores de materiais recicláveis poderão continuar recolhendo de dentro dos conteiners os resíduos que podem ser reaproveitados.

A bióloga explicou que, apenas com a separação dos resíduos secos e molhados, a Prefeitura poderá reduzir, em pouco tempo, cerca de 40% do volume de lixo que chega ao Aterro Sanitária. Hoje, a população de Patos de Minas produz cerca de 120 toneladas de lixo por dia. O processo de reciclagem vai trazer grande economia nos gastos com coleta de lixo, além de proteger o meio ambiente e aumentar a vida útil do Aterro Sanitário.

Segundo o proprietário da Conserbrás, Walter Soares, a empresa já está preparada para iniciar o processo e a expectativa é de que os conteiners sejam disponibilizados para a população até o final deste mês. O prefeito José Eustáquio justificou que a pandemia atrasou o processo de implantação da coleta seletiva, mas afirmou que agora o projeto está pronto para começar a funcionar.  Campanhas educativas deverão ser realizadas para conscientizar a população.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais