Prefeito Falcão explica situação em relação ao piso salarial dos professores de Patos de Minas

O prefeito e presidente da Amapar, Luís Eduardo Falcão disse que, em Patos de Minas, os professores já recebem o piso salarial.

Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Alto Paranaíba estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (11), para discutir ações relevantes aos interesses das cidades. Entre esses assuntos, o piso salarial dos servidores da educação. O prefeito e presidente da Amapar, Luís Eduardo Falcão disse que, em Patos de Minas, os professores já recebem o piso salarial.

Segundo o chefe do executivo patense, apenas os educadores infantis não recebem o piso conforme determinado pelo Governo federal que é de 33%. “Nós estamos estudando para que esses profissionais tenham um aumento gradativo, ou seja, aumenta um pouco esse ano, mais um pouco ano que vem e assim vai até chegar nos 33% analisados de forma proporcional a carga horária de cada um”, disse Falcão.


Uma das principais preocupações são os recursos para pagar por esse reajuste uma vez que não houve nenhum repasse por parte do Governo Federal. “Aqui na nossa cidade nós estamos fazendo um esforço tremendo para que o professor receba o reajuste”, ressaltou o prefeito. Os professores alegam que estão sendo prejudicados, visto que o piso salarial, estabelecido pela legislação federal, é o mínimo que cada profissional deve receber e isso não vem acontecendo. Por último, o reajuste foi de 33%, no entanto o aumento foi praticamente só 1/3 disso. Eles ainda argumentam que, caso o município não tenha condições de fazer esse pagamento, o Governo Federal deve complementar.

O prefeito relatou ainda um aumento de 12% nos salários do servidor público. “Aqui, nós estamos dando um aumento real. O funcionário público recebeu o equivalente à recomposição inflacionária e mais outro acréscimo de 2%”, finalizou Falcão. A inflação no ano passado foi de 10,06% e o reajuste foi de 12%. No estado, os professores ainda estão em greve, reivindicando a recomposição salarial referente ao que foi estabelecido pelo Governo Federal.

Últimas Notícias

Patos de Minas confirma primeiro caso de dengue sorotipo 3 e acende alerta para a população

Veja mais

PRF prende passageira transportando tabletes de crack em ônibus na BR365, em Patos de Minas

Veja mais

Motorista perde o controle de carro, atinge veículo estacionado e acaba na delegacia em Patos de Minas

Veja mais

Operação lacra empresa de produtos agrícolas por suspeita de falsificação e adulteração de defensivos

Veja mais

Cleitinho abre o jogo e diz que prefere Falcão como candidato a vice em sua chapa, veja

Veja mais

Inscrições abertas para o Patos Summit que vai debater inovação e novos negócios em Patos de Minas

Veja mais