Preço de imóvel residencial no país cai em setembro pelo 2º mês seguido, diz FipeZap

A perspectiva da Fipe é que o indicador encerre 2015 em alta de 0,9 por cento.

O preço médio do metro quadrado de imóveis residenciais prontos anunciados em 20 cidades brasileiras caiu 0,12 por cento em setembro ante agosto, no segundo recuo seguido e a maior queda mensal na série histórica iniciada em 2011, de acordo com o índice FipeZap Ampliado divulgado nesta sexta-feira.

"É uma continuidade do movimento que a gente vem vendo há algum tempo, com uma queda agora nominal", disse o coordenador da pesquisa, Eduardo Zylberstajn.

A perspectiva da Fipe é que o indicador encerre 2015 em alta de 0,9 por cento. Na comparação com o mesmo mês de 2014, o indicador teve alta de 2,63 por cento.

Entre as 20 cidades pesquisadas, oito tiveram queda na comparação mensal: Rio de Janeiro (-0,52 por cento), Brasília (-0,16 por cento), Recife (-0,04 por cento), Porto Alegre (-1,26 por cento), Florianópolis (-0,31 por cento), Niterói (-0,15 por cento), Goiânia (-0,09 por cento) e Contagem (-0,22 por cento).

O preço médio do metro quadrado nas 20 cidades pesquisadas foi de 7.604 reais. No Rio de Janeiro, apesar da queda, o valor continua sendo o mais alto do país, de 10.538 reais. Em São Paulo, onde o aumento mensal foi de 0,08 por cento, o preço médio do metro quadrado foi de 8.614 reais.

Pela nona vez consecutiva, a variação do Índice FipeZap foi menor do que a inflação em bases anuais, com resultados abaixo do índice de preços em todas as cidades pesquisadas.

O IPCA-15, a prévia da inflação oficial do país, subiu 0,39 por cento em setembro. Em 12 meses, a alta é de 9,57 por cento.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Prefeitura assina ordens de serviço para revitalização do Teatro, de monumentos históricos e para construção de ponte

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais