Preço de imóvel residencial no país cai em setembro pelo 2º mês seguido, diz FipeZap

A perspectiva da Fipe é que o indicador encerre 2015 em alta de 0,9 por cento.

O preço médio do metro quadrado de imóveis residenciais prontos anunciados em 20 cidades brasileiras caiu 0,12 por cento em setembro ante agosto, no segundo recuo seguido e a maior queda mensal na série histórica iniciada em 2011, de acordo com o índice FipeZap Ampliado divulgado nesta sexta-feira.

"É uma continuidade do movimento que a gente vem vendo há algum tempo, com uma queda agora nominal", disse o coordenador da pesquisa, Eduardo Zylberstajn.

A perspectiva da Fipe é que o indicador encerre 2015 em alta de 0,9 por cento. Na comparação com o mesmo mês de 2014, o indicador teve alta de 2,63 por cento.

Entre as 20 cidades pesquisadas, oito tiveram queda na comparação mensal: Rio de Janeiro (-0,52 por cento), Brasília (-0,16 por cento), Recife (-0,04 por cento), Porto Alegre (-1,26 por cento), Florianópolis (-0,31 por cento), Niterói (-0,15 por cento), Goiânia (-0,09 por cento) e Contagem (-0,22 por cento).

O preço médio do metro quadrado nas 20 cidades pesquisadas foi de 7.604 reais. No Rio de Janeiro, apesar da queda, o valor continua sendo o mais alto do país, de 10.538 reais. Em São Paulo, onde o aumento mensal foi de 0,08 por cento, o preço médio do metro quadrado foi de 8.614 reais.

Pela nona vez consecutiva, a variação do Índice FipeZap foi menor do que a inflação em bases anuais, com resultados abaixo do índice de preços em todas as cidades pesquisadas.

O IPCA-15, a prévia da inflação oficial do país, subiu 0,39 por cento em setembro. Em 12 meses, a alta é de 9,57 por cento.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela

Veja mais

Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos

Veja mais

Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas

Veja mais

Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas

Veja mais

DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo

Veja mais

Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água

Veja mais