Precarização dos serviços de saúde em Patos de Minas provoca reunião em Belo Horizonte

Os serviços de oncologia e de cardiologia são os que mais preocupam.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

Um encontro convocado pelo Ministério Público reuniu autoridades e representantes de órgãos de saúde nessa segunda-feira (09) em Belo Horizonte em busca de alternativas para solucionar os problemas da saúde na região de Patos de Minas. Os serviços de oncologia e de cardiologia são os que mais preocupam.

A reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde contou com a presença dos promotores de justiça Luciano Moreira e Rodrigo Taufick, do prefeito José Eustáquio, vice-prefeito Paulo Mota, secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, do vereador Isaías Martins, de representantes e técnicos das superintendências de saúde, do Hospital Regional, Consórcio de Saúde e do Conselho Estadual de Saúde.

O promotor do CAOSAUDE, Luciano Moreira disse que se não saíssem respostas efetivas da reunião medidas mais drásticas poderiam ser tomadas. Segundo o conselheiro de saúde Pedro Cunha, ficou definido que o serviço de oncologia para o tratamento do câncer será pactuado com o município de Uberaba e com o Hospital Hélio Angotti.

Com relação ao serviço de cardiologia, o conselheiro explicou que será dado um prazo de até um ano para que o Hospital Universitário Atenas de Paracatu se adeque com estruturas físicas, equipamentos e com corpo de profissionais, para que os recursos sejam alocados através de pactuação com o município.

“Após o representante do Ministério da Saúde falar que não estava entendendo o que nós estávamos querendo, então pedi a palavra e disse que estamos sendo enganados e colocados em segundo plano pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde há muito tempo. Que temos perdido serviços de saúde e que outros estão sendo precarizados”, disse Pedro.

Por fim, ficou definido que será feito um documento para o Ministério da Saúde sobre as decisões tomadas na reunião que competem ao mesmo, para devidas providências de credenciamento e habilitação do Hospital Regional. Com isso, o hospital receberá do SUS pelos serviços prestados.

Até pouco tempo, Patos de Minas disponibilizava os serviços de cardiologia e hemodinâmica e também de oncologia pelo SUS, mas acumulando prejuízos, os prestadores dos serviços decidiram interromper atendimento pelo Sistema único de Saúde como foi o caso do Hospital Vera Cruz. Com relação a Oncologia, a Clínica AZ informou que vai retomar as cirurgias de câncer na próxima semana.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais