Por que beneficiários do Bolsa Família devem fazer acompanhamentos e manter dados atualizados?

Beneficiários que não realizam o acompanhamento ou não mantêm os dados atualizados correm o risco de ter o benefício cortado.


A Secretaria de Desenvolvimento Social, a Unidade de Saúde Geraldo Rezende e o CRAS promoveram um mutirão de acompanhamento para os beneficiários do Bolsa Família na manhã desta quarta-feira (18). Mulheres de até 44 anos, gestantes e crianças de até 7 anos participaram da ação. Beneficiários que não realizam o acompanhamento ou não mantêm os dados atualizados correm o risco de ter o benefício cortado.

Durante o mutirão, realizado no Cristavo, os beneficiários passaram pela pesagem e pela medição de altura. Em seguida, participaram de uma avaliação, onde foram questionados sobre a alimentação no dia a dia. Logo após, receberam orientações sobre alimentação saudável. Os adultos também realizaram testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis e, aqueles que estavam com a vacinação em atraso, puderam se atualizar. Ao final, foi servido um café da manhã com frutas, biscoitos, bolos e outros alimentos. Além dos servidores municipais, alunos dos cursos da área de saúde do Unipam também atuaram no mutirão como parte do estágio.

Segundo Naiara Queiroz, assistente social e coordenadora do Programa Bolsa Família em Patos de Minas, os beneficiários precisam realizar o acompanhamento nutricional, manter o cartão de vacinação em dia e, no caso de estudantes como dependentes, garantir a frequência escolar. Crianças de até 7 anos, mulheres de até 44 anos e gestantes precisam cumprir essas exigências, sob risco de perder o benefício.

Maria Marta Amância, nutricionista do município, explicou que, durante o acompanhamento, é possível detectar quais crianças estão “fora da curva” em relação ao peso e à altura. Após os diagnósticos, elas são encaminhadas para atendimento nutricional.

Núbia Babilônia, coordenadora do CadÚnico e do Bolsa Família em Patos de Minas, alertou que os beneficiários devem manter o cadastro atualizado, além de realizarem o acompanhamento nutricional e garantirem a frequência escolar dos dependentes. A orientação é para que os beneficiários procurem a unidade de saúde de referência. A primeira vigência de 2025 se encerra no dia 30 de junho.

No último mês, Patos de Minas registrou 15.309 pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais