Ponte tombada pelo patrimônio histórico desaba com caminhão em Patos de Minas; Prefeitura programava recuperação

Parte do veículo ficou no alto e a carroceria no ribeirão

Um caminhão-basculante desabou em um ribeirão na tarde desta segunda-feira (10), na zona rural de Patos de Minas. A sorte é que o motorista não sofreu ferimentos graves. A ponte que é tombada pelo patrimônio histórico já passava por plano de recuperação. O veículo ficou com a cabine no alto e a carroceria no córrego. A Prefeitura de Patos de Minas lamentou.

O acidente com o caminhão ocorreu na ponte de madeira sobre o Ribeirão do Chumbo, entre o distrito de Major Porto e a comunidade de Santa Maria. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a ponte é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e está parcialmente interditada desde julho de 2022. No local, há duas placas de sinalização, uma na estrada que liga Major Porto a Horizonte Alegre e outra na via que liga Santa Maria a Horizonte Alegre. O limite permitido para usar a ponte é de 15 toneladas, devido às condições de estabilidade da estrutura.

Ainda de acordo com a Assessoria, desde a interdição, a prefeitura iniciou o levantamento do material e a análise do projeto (já existente) para a devida restauração da ponte, intervenção essa que precisa atender ao projeto original por ser um bem tombado. "O processo, inclusive com a contratação da mão de obra especializada, foi concluído no último mês, e o início da obra estava programado para os próximos 30 dias", informou.

A última intervenção na ponte foi realizada em 2021, quando executou-se o travamento com cabo de aço e o estaqueamento, estabilizando os arcos centrais. Também foi reparado o assoalho e trocado o madeiramento. Ressaltamos que a estrutura da ponte é um sistema em treliça monolítica complexa de manutenção, pois qualquer movimentação poderia comprometer a estrutura.

A Prefeitura terminou o comunicado reforçando o compromisso com a segurança e disse que já está tomando as medidas cabíveis para avaliar os danos e providenciar os reparos necessários à estrutura. A Defesa Civil também fará avaliação no local. Com a queda da ponte, a intervenção a ser feita ainda será definida levando em consideração o tombamento histórico.

A prefeitura ressalta a importância de respeitar as sinalizações de trânsito e a limitação das estruturas, especialmente no que se refere à preservação do patrimônio histórico e cultural do município.


Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais