Policiais de Meio Ambiente são capacitados para atendimento pré-hospitalar
O treinamento ocorreu com os mais modernos kits de APH Tático.
Os policiais da 10ª Companhia de Meio Ambiente da PMMG, situada em Patos de Minas, foram capacitados para atenderem vítimas de acidentes ou de disparos de arma de fogo. O treinamento ocorreu com os mais modernos kits de APH Tático (atendimento pré-hospitalar) existentes na atualidade. Todo o efetivo recebeu o treinamento.
De acordo com os responsáveis pela capacitação, esta foi uma ação pioneira na região. O objetivo geral desses kits é proporcionar ao efetivo policial, através do emprego de técnicas específicas e equipamentos adequados, os meios necessários para o primeiro atendimento de suporte à vida do policial ou qualquer outro indivíduo envolvido em ocorrência que venha a ter sua integridade física violada.
Os kits são compostos por materiais importados contendo o que existe de mais moderno em atendimento pré-hospitalar, utilizado pelas principais forças policiais e militares que atuam em zonas de guerra no mundo. Os kits compostos por torniquete tático, bandagem de emergência, gaze com agente hemostático, selo de tórax valvulado, tesoura de emergência e cânula nasofaringe.
Todo o efetivo da companhia foi capacitado e habilitado para a utilização do material através do programa Stop the Bleed (pare o sangramento em tradução literal). Este é um programa de certificação internacional que habilitou os militares ao uso dos kits possibilitando uma pronta resposta no momento em que o fato ocorra, para que o policial possa realizar a contenção de hemorragias, geralmente ocasionados por disparos de arma de fogo em confrontos armados, instrumentos perfuro cortantes ou traumas diversos que ocasionem sangramento massivo, para que os policiais ou indivíduos envolvidos em ocorrências dessa natureza possam ser conduzidos com vida até às unidades de saúde mais próximas.