☰
✕

Policiais da região passam por treinamento com pistola de impulso elétrico

Seis oficiais vieram da capital mineira para ministrar as aulas.


Além do taser, varios armamentos fizeram parte do treinamento. (Fotos: Erisdalton Andrade)

Policiais de Patos de Minas e região estão participando de um curso no 15º BPM sobre armamento de menor poder letal. Seis oficiais vieram da capital mineira para ministrar as aulas. A novidade do treinamento foi o ensino do uso do taser, pistola de impulso elétrico, que tem a finalidade de imobilizar uma pessoa sem levá-la à morte.  O curso termina nesta sexta-feira (11).

O treinamento envolve aulas teóricas e práticas. Primeiro, os militares passam pelos ensinamentos em sala de aula, depois partem para outro local onde podem aplicar os conhecimentos com o uso do armamento. Bombas de efeito moral, gás de pimenta, munição de borracha foram utilizados no treinamento. Mas a novidade mesmo são as pistolas de impulso elétrico.

Os outros equipamentos já eram usados pelos policiais militares e serviam basicamente para dispersar tumultos e impedir que uma pessoa em flagrante continue na prática criminosa. O taser que será a mais nova ferramenta dos policiais também tem a função de imobilizar uma pessoa que esteja na situação de flagrante. Ele libera uma descarga elétrica que deixa a pessoa sem reação.

De acordo com o estudo policial, a Pistola Taser é uma arma não letal com o objetivo de imobilizar pessoas. Ela paralisa o atingido pelo choque, até que possa ser algemado e dominado pelo policial. No entanto, ela pode ter seus efeitos majorados quando a pessoa que recebe o choque tem problema cardíaco, fez uso de droga ou esteja com os pés molhados.

A capacitação vai formar 32 policiais de Patos de Minas e região. De acordo com a Ten Lucina, eles servirão de multiplicadores para os outros centenas de policiais de Patos de Minas e das cidades vizinhas. A intenção é oferecer os novos equipamentos aos militares para que possam combater a criminalidade sem a necessidade do uso de armas letais. A estimativa é que os policiais comecem a usar o novo equipamento em um prazo de 3 meses.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Ciclista de 44 anos morre após bicicleta elétrica ser atingida por carro na MG-202

Veja mais

Pedágio sobe para R$ 14,50 nas rodovias da EPR Triângulo a partir da próxima quinta-feira

Veja mais

DER-MG terá que pagar indenização por morte de caminhoneiro em acidente com árvore caída na MG-188

Veja mais

Sem notícias há 20 dias, irmão pede ajuda para encontrar homem desaparecido em Patos de Minas

Veja mais

Cadastro escolar na rede pública para o ano letivo de 2027 começa hoje; veja como se inscrever

Veja mais

O motivo inusitado que deixou moradores de diversos bairros sem energia em Patos de Minas

Veja mais