Polícia recebe decibelímetros e Patrulha do Sossego já pode começar a funcionar

O Ministério Público também publicou as recomendações que vão pautar a atuação dos policiais.


O promotor de justiça Paulo Henrique Delicole, no entanto, disse que o Ministério Público não vai ceder.
A Patrulha do Sossego já pode voltar a funcionar em Patos de Minas. Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (04) na sede da 10ª RPM, o Conselho Municipal de Segurança entregou os Decibelímetros que serão usados para medir a intensidade de ruído que está sendo emitida na cidade. O Ministério Público também publicou as recomendações que vão pautar a atuação dos policiais.

Os Decibelímetros foram adquiridos com dinheiro arrecadado através das Penas Pecuniárias estabelecidas pela Justiça. Os recursos foram repassados ao Conselho de Segurança Pública para a aquisição dos equipamentos. 8 Decibelímetros foram repassados à Polícia Militar, sendo que um deles vai ficar com a Polícia Militar de Meio Ambiente, um vai ficar com a Polícia Civil e outro com o Ministério Público.

De acordo com o Major Jarbas, sub-comandante do 15º BPM, os equipamentos vão servir para comprovar que a perturbação do sossego está ocorrendo e dar ainda mais legitimidade à ação dos policiais. O coronel Marco Aurélio, comandante da 10ª RPM, disse que a ação da Patrulha do Sossego será imediata, mas lembrou que este não é o único trabalho da Polícia Militar e pediu paciência à população neste primeiro momento.

O promotor de justiça Paulo Henrique Delicole, no entanto, disse que o Ministério Público não vai ceder. Ele lembrou que, com a volta da Patrulha do Sossego, a pessoa que fizer a denúncia não precisará mais se identificar. De acordo com ele, a vítima no caso de perturbação de sossego é a coletividade.

A Patrulha do Sossego deverá atuar para coibir a perturbação provocada pelos veículos com alto-falantes, sejam eles destinados à realização de propaganda ou não, residências, bares, restaurantes, clubes noturnos, clubes esportivos de outros estabelecimentos comerciais, como as indústrias. Os escapamentos dos veículos também serão fiscalizados.

O nível sonoro permitido na recomendação do Ministério Público é 55 decibéis, no período diurno compreendido entre 9h e 18h e 45 decibéis no período noturno, compreendido entre 18h01 e às 8h59. Em áreas comerciais ou setores especiais, o nível permitido será de 60 decibéis no período diurno e 55 decibeis à noite. Em área de uso comercial, o nível sonoro não poderá ser superior a 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis a noite.

Os índices estabelecidos na recomendação estão muito abaixo do verificado atualmente em Patos de Minas. De acordo com o promotor Paulo Henrique Delicole, os ruídos emitidos pelos infratores passam de 120 decibéis. Com a volta da Patrulha do Sossego, os infratores serão autuados, terão que responder processo e ainda poderão ficar sem o equipamento que estiver produzindo o ruído.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais

Devotos já fazem romaria em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Adrequicé

Veja mais