Polícia Militar realiza encontro de patrulhas para definir ações de combate a violência doméstica

Eles ressaltaram o trabalho da PPVD e falaram também sobre a importância da denúncia.

A Polícia Militar realizou, na manhã desta sexta-feira (19), o segundo encontro das Patrulhas de prevenção à Violência Doméstica da 10ªRPM. O encontro contou com palestras e grupos de discussão sobre o trabalho desenvolvido pelos policiais militares que executam esse trabalho em seus batalhões. Nossa equipe esteve no local e conversou com o Tenente Gomes e também com a Tenente Natália. Eles ressaltaram o trabalho da PPVD e falaram também sobre a importância da denúncia.

De acordo com o Tenente Gomes, a Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica é um trabalho extremamente delicado e que demanda muito preparo por parte dos policiais militares e por isso esses encontros são importantes para alinhar as formas de abordagem. Segundo ele, a Polícia Militar esbarra muito na falta da denúncia, uma vez que em alguns casos de violência não há sequer um registro de ocorrência. O tenente também explicou que a Polícia Militar vem fazendo um trabalho com bons resultados na região.


Em Patos de Minas nós tivemos dois casos de feminicídio que chocaram a população em 2022. Um dos casos foi da lojista Keila que foi morta a tiros pelo ex-marido no bairro Sebastião Amorim. Segundo o Tenente Gomes, nesse caso, não havia denúncias e nenhum acionamento do poder público para que medidas fossem tomadas. O segundo aconteceu recentemente no bairro Nossa Senhora de Fátima. Nesse caso, a vítima chegou a ter uma medida protetiva deferida pela justiça, mas decidiu romper o acompanhamento da PPVD.

Pegando esses dois casos de exemplo, o oficial ressaltou a importância da denúncia e da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica. Segundo ele, o acompanhamento evita que as vítimas tenham suas vidas ceifadas na maioria dos casos. Para ter efetividade no trabalho com as vítimas, os policiais passam por treinamentos e também por atendimentos psicológicos dentro da corporação. A Tenente Psicóloga da polícia Militar, Natália Paiva, disse que o trabalho é continuo e fundamental para o sucesso nas operações.


Segundo ela, os militares precisam trabalhar bastante o emocional dentre outras questões psicológicas para conseguir dar a assistência necessária às vítimas de violência doméstica. Ela também ressaltou a importância da denúncia e disse que as mulheres precisam se encorajar e denunciar ao menor sinal de abuso seja ele físico, psicológico, moral, patrimonial, financeiro entre outros.

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Homem de 41 anos é assassinado a tiros no bairro Jardim Esperança, em Patos de Minas

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais