Polícia Militar prende guarda noturno por usurpação de função pública em Patrocínio

A conduta praticada pelo autor vai de encontro ao preceito constitucional, estabelecido no art. 144, § 5º - "cabe às polícias militares a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública", (C. F.).

A motocicleta foi apreendida.

Por volta da meia noite desta segunda-feira (26), durante patrulhamento pela Av. Padre Matias, a guarnição policial se deparou com o Sr. E. L. O, 56 anos, condutor da motocicleta, placa HKZ-1385, fazendo patrulhamento /ronda noturna e simultaneamente utilizando-se de apito como forma de se identificar para seus clientes e mostrar-se no patrulhamento ordinário e ronda.

Situação esta que caracteriza flagrante inobservância à lei n. 7.102/83 e à lei n. 9017/95, regulamentadas pelos decretos 89.056/83 e 1592/95, nos quais, em regra, permitem a vigilância ostensiva dentro dos limites de estabelecimentos, ou em transporte de valores. A conduta praticada pelo autor vai de encontro ao preceito constitucional, estabelecido no art. 144, § 5º - "cabe às polícias militares a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública", (C. F.). Diante dos fatos, fora procedida a prisão em flagrante delito e ao autor, garantido os seus direitos Constitucionais.

O guarda noturno relatou que possui, aproximadamente, 100 clientes na cidade; que recebe o valor fixo de R$ 25,00 por mês de cada um deles; que utiliza o apito, como forma de demonstrar ao cliente que está realizando patrulhamento pelo local, onde foi estabelecida essa relação de vigilante contratado em caráter informal.

Foi procedida a verificação da motocicleta, sendo esta recolhida pelo guincho conveniado, ficando à disposição da autoridade de polícia judiciária, por haver relação com desempenho da usurpação de função e como meio de prova. Foi também apreendido o apito, o qual foi entregue na delegacia.

Últimas Notícias

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais