Polícia Civil se reúne em Patos de Minas e traça estratégias para combater a criminalidade
A reunião é coordenada pela delegada geral, Andrea Cláudia Vacchiano, a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Civil de Minas Gerais.
O comando da Polícia Civil de Minas Gerais está percorrendo o estado e traçando estratégias para combater a criminalidade. Nesta quinta-feira (16) o encontro acontece em Patos de Minas e reúne delegados, escrivães, médicos legistas, peritos e investigadores de todas as cidades que fazem parte do 10º Departamento da Polícia Civil.
A reunião é coordenada pela delegada geral, Andrea Cláudia Vacchiano, a primeira mulher a assumir o comando da Polícia Civil de Minas Gerais na história. Delegada desde 1990, Andrea tem um currículo importante, inclusive com especialização em Roma e em Nova York. Em Patos de Minas, ela destacou o desafio de comandar 11 mil policiais e a proposta de melhorar os serviços que a Polícia Civil presta à população.
Andrea disse que a intenção é conhecer as demandas e particularidades de cada região e traçar estratégias de combate a criminalidade que atendam as diferenças de cada região. “Ao assumir nós elaboramos 12 diretrizes que é o norte da Polícia Civil para obter a profissionalização da corporação. Dentre elas está a análise do fenômeno criminológico regional e a modernização da investigação policial, juntamente com a inteligência, que é importante para combate e a redução da criminalidade”, informou Andrea.
Assim como em outras regiões do Estado, o 10º Departamento de Patos de Minas enfrenta um crescimento no número de roubos. “É importante que a gente saiba o tipo de roubo que é realizado aqui para definir as ações que serão realizadas”, destacou Andrea. O delegado Elber Barra Cordeiro, chefe do 10º Departamento da Polícia Civil salientou, no entanto, que a Polícia Civil alcançou avanços com redução no número de homicídios e também do tráfico de drogas.
Elber Barra Cordeiro solicitou do comando da Polícia Civil, a designação de mais policiais para a região. A delegada Anadrea Cláudia informou que estão sendo formados 1080 investigadores que serão designados para todas as regiões do Estado, inclusive para Patos de Minas. Ela afirmou ainda que já pediu autorização para a realização de um novo concurso para delegado e para escrivão e também pediu a convocação de parte dos excedentes do concurso para investigador.
Com relação à ameaça de greve dos policiais civis no Estado de Minas Gerais, Andrea disse que o comando da corporação ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial sobre a possibilidade de paralisação.
Autor: Maurício Rocha