Polícia Civil lança Projeto Conter e mira criminosos reincidentes na região de Patos de Minas

A iniciativa terá a parceria da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público e do Poder Judiciário.

A Regional da Polícia Civil de Patos de Minas está lançando o “Projeto Conter”, que terá como alvo as pessoas que cometem crimes reiteradas vezes na região. A iniciativa terá a parceria da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público e do Poder Judiciário, em uma grande união de esforços para combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança.

“Após análise nos procedimentos que estão em andamento nas delegacias da 1ª DRPC observa-se que alguns indivíduos têm contra si diversos procedimentos criminais instaurados. Esses indivíduos somam, muitas vezes, mais de 10 (dez) abordagens policiais com condução e posterior ação do delegado de polícia na instauração de procedimento de investigação. Entretanto, os inquéritos não tramitam de forma orgânica e conjunta, mas sim, individual e sem a observação da necessidade de se conter tal indivíduo para evitar que ele continue cometendo crimes”, explica o delegado regional Luís Mauro Sampaio.

Segundo o delegado regional, o Projeto Conter propõe uma ação conjunta com o Sistema Prisional em Patos de Minas e a Polícia Militar, fazendo um filtro dos indivíduos que possuem maior incidência de criminalidade, buscando alavancar o maior número de procedimento que ainda se encontram nas delegacias e encaminhar tais procedimentos em bloco para a análise do Ministério Publico e Poder Judiciário.

O Método Pareto, com sua metodologia 80-20, explica também o comportamento no meio criminal. De acordo com o delegado regional 80% dos crimes registrados são cometidos por apenas 20% das pessoas. Agrupar os inquéritos e outros procedimentos instaurados para que caminhem de forma orgânica e célere, poderá proporcionar uma melhor visualização do quanto esses indivíduos impactam segurança pública.

Paralelo ao Projeto Conter, a Polícia Civil lança também o Projeto “Conter H” direcionado aos crimes de tentativa de homicídio. O delegado regional explicou que a intenção é dar maior importância às investigações desses crimes, tendo em vista que, se autor e vítima continuarem convivendo no mesmo ambiente aumenta a possibilidade de que o crime voltará a acontecer.

Últimas Notícias

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais

Durante confraternização, CEMIL apresenta nova frota e cobra medidas contra a importação de leite

Veja mais

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais