Polícia Civil indicia oito presos por dois homicídios ocorridos no Presídio de Patos de Minas
Também foi feita a representação pela prisão preventiva de todos os envolvidos.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu os inquéritos que apuraram dois homicídios ocorridos em dezembro de 2025 no Presídio Sebastião Sátiro, em Patos de Minas. As investigações apontaram para oitos detentos que teriam participado efetivamente dos assassinatos. Também foi feita a representação pela prisão preventiva de todos os envolvidos.
O primeiro crime, registrado na madrugada do dia 9 de dezembro, teve como vítima Leonardo de Souza Ribeiro, de 36 anos, natural de Itanhandu (MG). Inicialmente, os detentos relataram que a morte teria ocorrido por suicídio, mas a perícia criminal constatou lesões incompatíveis com enforcamento, confirmando que Leonardo foi assassinado dentro da cela. Após investigação, três presos foram apontados como autores do homicídio.
O segundo homicídio aconteceu na madrugada do dia 12 de dezembro, tendo como vítima Luiz Eduardo Oliveira dos Santos, também de 36 anos. Conforme apurado pela Polícia Civil, o detento foi agredido e morto por estrangulamento dentro da cela. Na ocasião, os envolvidos relataram que o crime teria sido motivado por problemas de convivência. Cinco presos foram indiciados por participação nesse assassinato.
Segundo a Polícia Civil, os inquéritos foram concluídos após intensas diligências investigativas, coleta de provas técnicas e oitivas dos suspeitos. Os oitos detentos envolvidos nas mortes deverão responder por homicídio triplamente qualificado.
Com o encerramento das apurações, os procedimentos foram encaminhados ao Poder Judiciário, que irá analisar os pedidos de prisão preventiva e dar andamento ao processo criminal.