Polícia Civil e Sindicato dos Bancários iniciam campanha de conscientização sobre golpes

Em Patos de Minas, diariamente, a Polícia Civil recebe mais de 10 denúncias de estelionatos.

A Polícia Civil e o Sindicato dos Bancários de Patos de Minas e Região iniciaram, na manhã desta segunda-feira (02), uma campanha de conscientização sobre os diversos golpes que tem ocorrido em todo o país. Panfletos e cartilhas orientativas serão entregues para aqueles que entrarem em estabelecimentos bancários. Em Patos de Minas, diariamente, a Polícia Civil recebe mais de 10 denúncias de estelionatos.

Segundo César Roberto Rodrigues, presidente do sindicato, a ideia da campanha surgiu durante uma conversa com o delegado de crimes contra o patrimônio, Bruno do Carmo. O sindicato e a Polícia Civil se uniram e desenvolveram panfletos e cartilhas orientativas sobre os principais golpes que tem ocorrido atualmente. O objetivo foi usar uma linguagem acessível para todos os públicos.

O lançamento da campanha aconteceu na sede do sindicato, localizado na rua Juca Mandú, Centro de Patos de Minas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho de Segurança Pública de Patos de Minas e a Câmara Municipal também estiveram presentes no evento. Logo após, policiais civis e membros do sindicato distribuíram as cartilhas e panfletos em instituições financeiras.


O delegado Bruno do Carmo ressaltou que, diariamente, mais de 10 denúncias de crimes de estelionatos chegam até o seu gabinete, a maioria dos crimes são cometidos no ambiente digital. O delegado ressaltou que, após o registro da ocorrência junto a Polícia Militar, a vítima precisa procurar a Delegacia da Polícia Civil para iniciar o procedimento de investigação.

Bruno citou que os golpes mais comuns atualmente são: o do “Falso Advogado”, onde um golpista se passa por um advogado e solicita dinheiro do cliente, o do “Intermediador”, no qual o estelionatário clona um anúncio de venda na internet e faz a venda com o interessado na compra, além de golpes envolvendo reconhecimento facial.

O delegado orientou que a vítima do crime de estelionato pode fazer o boletim de ocorrência por meio da Delegacia Virtual ou em alguma base móvel da Polícia Militar. Em ambos os casos, é necessário procurar a Delegacia da Polícia Civil, logo após, para representação.

Últimas Notícias

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais