Polícia Civil divulga cartilha para evitar golpes com criptomoedas

Neste Dia do Consumidor, confira informações para prevenir golpes ao investir em moedas virtuais

Neste Dia Mundial do Consumidor (15), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lança a cartilha “Criptomoedas: golpes e dicas de prevenção”. O material busca informar ao cidadão os cuidados necessários acerca do mercado de moedas virtuais, que está atraindo tanto a atenção de novos investidores quanto de criminosos.

A criptomoeda não existe fisicamente e as atividades envolvendo esse tipo de moeda exigem conhecimento sobre o tema, como observa a titular da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor, delegada Danúbia Quadros. "Os investimentos têm demonstrado valores expressivos nos últimos anos. E os golpes estão cada vez mais comuns. A garantia de valorização rápida é um indicativo de fraude, pois o preço da criptomoeda varia de acordo com a demanda de mercado", adverte. Clique aqui e acesse a cartilha .


Segundo Danúbia Quadros, entre as armadilhas mais comuns estão os sites impositores (phishing), criados para parecer uma empresa real e consolidada no mercado. Outro alerta é sobre aplicativos móveis falsos de criptomoedas, bem como empresas e corretoras falsas. Na lista, ainda, aparecem as pirâmides financeiras, esquemas fraudulentos que atraem investidores com a promessa de ganho rápido, rendimentos elevados e lucros garantidos.

Para evitar esses golpes, a delegada pontua que é fundamental que o interessado se informe bem, busque orientação com especialistas da área e utilize plataformas conhecidas. "Leia a cartilha, divulgue para o maior número de pessoas, estude sobre as moedas digitais antes de começar a investir", orienta ao esclarecer que, caso tenha sido vítima, a pessoa deve procurar a delegacia mais próxima para tomar as providências criminais.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Mãe e filha são indiciadas por homicídio qualificado por assassinato de idoso em Patos de Minas

Veja mais

Campanha para vítimas das chuvas em Minas tem ponto de arrecadação na Praça do Fórum

Veja mais

Patos de Minas começa o ano com mercado de trabalho em alta e 308 novas vagas

Veja mais

Homem é preso pela Polícia Ambiental após anúncio de venda de espingarda pelo whatsapp em Patos de Minas

Veja mais

Carretas batem de frente e motoristas ficam feridos no trevo da BR 365 com a Estrada da Serrinha

Veja mais

Polícia procura ladrão que invadiu igreja em Lagamar, arrombou cofre e furtou mais de R$ 15 mil

Veja mais