PO já tem 17 casas interditadas e pode decretar situação de emergência

Laudos indicaram a necessidade de interdição de pelo menos 17 moradias. Três casas estão em estado crítico e podem desabar.


A residência abriga cinco pessoas e corre o risco de desabar.

O município de Presidente Olegário pode decretar situação de emergência nas próximas horas se as chuvas intensas que atingem o município não derem uma trégua. Laudos técnicos indicaram a necessidade de interdição de pelo menos 17 moradias. Três casas estão em estado crítico e podem desabar.

Presidente Olegário é castigado pelas chuvas desde o início do ano. Logo no primeiro dia de 2011, um temporal que despejou 230 milímetros de água no município alagou casas, provocou deslizamentos de encostas, interditou estradas vicinais e prejudicou a comemoração do aniversário da cidade. Desde a década de 60, não chovia tanto no município.

Na cidade, os deslizamentos de encostas preocupam. Nem a casa do ex-vereador Osvaldo dos Reis Teles escapou dos estragos das chuvas. A residência abriga cinco pessoas e corre o risco de desabar. A mesma encosta que desabou ameaça outras moradias na região. Sem sustentação, as paredes já começaram a apresentar trincas e rachaduras.

O departamento de Assistência Social da Prefeitura de Presidente Olegário trabalha para remover as famílias das casas que estão sob ameaça de desabamento. Foram instalados abrigos em creches e na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. Alguns desalojados preferiram ir para casas de parentes.


Além das quedas de barreiras na MGC 354, um enorme buraco ameaça a rodovia que liga Presidente Olegário à BR 040.

O município também enfrenta problemas de acesso. Além das quedas de barreiras na MGC 354, um enorme buraco ameaça a rodovia que liga Presidente Olegário à BR 040. Na zona rural, estradas vicinais estão bloqueadas em diversos pontos, como é o caso da ligação entre o povoado de Andrequicé e a cidade de Varjão de Minas. A estrada que faz ligação da cidade com as localidades de Santiago de Minas passando pelo Morro do Sobrado e Serra da Cambaúba também tem pontos de interdição.

O prefeito Januário José Pinheiro já apresentou os laudos técnicos à Defesa Civil do Estado de Minas e pode decretar situação de emergência.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Desentendimento entre vizinhos termina em briga generalizada em Patos de Minas

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais

Advogada e marido são presos por furto de doces em padaria de Patos de Minas

Veja mais

Veja as 10 modalidades com chances reais de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

Veja mais