PM vai usar detectores de metais para reforçar a segurança no Carnaval
O Carnaval será aberto nesta sexta-feira (17) e vai até a próxima terça-feira (21). Serão cinco bailes e quatro matinês.
Quase tudo pronto para o início da folia em Patos de Minas. A Polícia Militar montou um esquema especial de segurança que vai contar com detectores de metais e o reforço de seguranças particulares. O Carnaval Popular será aberto nesta sexta-feira (17) e vai até a próxima terça-feira (21). Serão cinco bailes e quatro matinês.
Este ano, a Secretaria Municipal de Cultura decidiu realizar o Carnaval Popular na Orla da Lagoa Grande, utilizando a estrutura do Galpão do Produtor. O espaço será cercado por gradis que vão auxiliar na segurança dos foliões. Todos terão que passar por uma única entrada e receberão uma busca rigorosa, com o auxílio de detectores de metais.
Seguranças particulares serão disponibilizados ao longo dos gradis para evitar a entrada de armas e drogas. 50 policiais serão destacados para fazer a segurança dos foliões. 38 homens farão policiamento à pé no circuito da folia. 12 policiais serão disponibilizados em viaturas que farão a segurança no entorno da folia. Esses números não incluem o efetivo lançado normalmente no dia-a-dia.
A expectativa dos organizadores do Carnaval Popular em Patos de Minas é de um público de aproximadamente 4 mil pessoas por noite no circuito da folia. Os bailes estão previsto para começarem as 21 horas e terminarem as 3 horas da madrugada do dia seguinte. O policiamento começa uma hora antes e termina uma hora depois.
O folião também pode contribuir com segurança. A Polícia Militar recomenda que eles andem em grupos para inibir a ação de marginais e cuidem de seus pertences. Telefones celulares são alvos preferidos dos bandidos nesta época. O folião deve ficar atento ao aparelho. Quem for levar criança para a folia deve orientar e se possível usar etiquetas de identificação.
Autor:
Maurício Rocha