PM e Sindicato dos Bancários fazem blitz educativa contra estelionatários
Quem passou pela rua Major Gote, na manhã desta segunda-feira (30), deparou com uma movimentação diferente.
Quem passou pela rua Major Gote, na manhã desta segunda-feira (30), deparou com uma movimentação diferente. Policiais Militares e representantes do Sindicato dos Bancários fizeram uma blitz educativa. Eles distribuíram panfletos com orientações para dificultar a ação dos estelionatários.
Os criminosos aproveitam esta época do ano de maior movimento e pagamento do 13º salário para ganhar dinheiro fácil. O Golpe do Bilhete Premiado e a Falsa Recompensa são os mais usados pelos bandidos e os aposentados são os alvos preferidos. Na maioria das vezes, eles conseguem tirar grandes quantias das vítimas.
Para evitar os prejuízos causados pelos estelionatários, o material educativo orienta as pessoas a guardarem o dinheiro antes de sair do banco, não revelar senhas a ninguém e quando for retirar quantias maiores nos caixas leve um acompanhante de confiança. Ao desconfiar de alguém, acione o 190.
O material educativo também esclarece aos correntistas a forma como os estelionatários agem. Em duplas, eles apresentam falsos bilhetes premiados ou deixam um objeto de grande valor cair ao chão para chegar até à vítima. Ao oferecerem boas recompensas, eles acabam induzindo as pessoas a caírem nos golpes.
A Polícia Militar lembra que não existe dinheiro fácil. Quando a proposta é boa demais é melhor desconfiar para não ficar no prejuízo.