PM de Meio Ambiente emite comunicado para evitar queimadas no período da seca

Na cidade, é comum pessoas atearem fogo nos lotes vagos para fazer a limpeza. Na zona rural, isso não é diferente.

Com a chegada do período da seca, muitas pessoas costumam fazer queimadas e promover desmates. Na cidade, é comum pessoas atearem fogo nos lotes vagos para fazer a limpeza. Na zona rural, isso não é diferente. Muitos fazem queimadas para destruir o mato. Os desmates também são comuns. Sabendo dos danos que isso pode provocar à natureza e ao ser humano, a Polícia Militar de Meio Ambiente está orientando a população a evitar tais comportamentos.

Durante a Festa do Trabalhador uma campanha também foi apresentada para evitar as queimadas. O “Projeto Patos Com Mais Vida” é fruto de um trabalho em conjunto de diversos segmentos da sociedade e poder público que busca a solução para um problema que atinge toda a cidade e ameaça a vida.

O foco principal da campanha são as queimadas que, na época mais seca do ano, prejudicam o ar que respiramos e deixam os dias ainda mais quentes. As autoridades envolvidas na campanha ressaltam que é preciso combater tudo isso, para que o meio ambiente, os animais e a vida de todos os seres humanos sejam preservados.

O comunicado diz o seguinte:

“Queimadas: Porque evitar!
O ser humano é parte integrante da natureza. Preserve a sua vida.
Não desmate sem autorização. Tais procedimentos são incorretos e causam sérios prejuízos. O desmate impede a penetração e retenção da água no solo, diminui o volume de água das nascentes, acelera a erosão, provocando o assoreamento de lagos, córregos e rios, desliga as linhas de transmissão de energia elétrica e causa incêndios incontroláveis.
A queimada é uma das principais causas do empobrecimento dos solos. É o fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação. Devasta a vegetação natural, mata todos os animais, polui rios e o ar, enfim, destrói a natureza e diminui a qualidade de vida de todos.
Como evitar incêndios?
1 – Fazer queimadas somente com autorização do Ibama e de forma controlada, com a construção de aceiros - barreiras que impeçam a propagação das chamas. O aceiro pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno de modo a obstruir a passagem do fogo.
2 – Apagar com água o resto do fogo em acampamentos para evitar que o vento leve as brasas para a mata, causando incêndios.
3 – Não jogar fósforos ou pontas de cigarro acesos próximo a qualquer tipo de vegetação.”

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Após denúncia de violência doméstica, morador é preso com drogas e munições em Patos de Minas

Veja mais

Mulher pula da ponte do Rio Paranaíba e é salva por motociclista que passava bem na hora

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais