Plano diretor estacionado e Compur consultivo; saiba como foi a reunião da Câmara Municipal

Entre os projetos, estava a revisão do plano diretor, que está estacionado na casa legislativa a pelo menos quatro anos e o destino do Compur, Conselho Municipal de Políticas Urbanas.

Projetos importantes para a cidade foram debatidos e votados nesta quinta-feira (10), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas. Entre os projetos, estava a revisão do plano diretor, que está estacionado na casa legislativa a pelo menos quatro anos e o destino do Compur, Conselho Municipal de Políticas Urbanas.

Em relação ao Compur, houve um embate de ideias entre os parlamentares. O vereador Vitor Porto defende que o órgão seja deliberativo, ou seja, que tenha poder de decisão. Já o vereador Vicente acredita que o órgão deve ser consultivo, ou seja, que emita apenas recomendações e conselhos. De acordo com o vereador Vitor, o Compur em nada implica nos trabalhos do legislativo, mas sim do executivo. Segundo ele, o órgão seria formado por pessoas técnicas que possuem capacidade melhor de determinados assuntos e por isso teriam propriedade para deferir ou não ação do município.


Já o vereador Vicente disse que o crescimento da cidade pode ficar engessado caso o órgão seja deliberativo. Ele disse que pode criar um clima ruim e conflitos entre a Prefeitura Municipal e o órgão. Dessa forma nós defendemos que ele seja apenas consultivo.


Em relação ao plano diretor, que está engessado na Câmara Municipal há pelo menos quatro anos, o vereador Vitor Porto, presidente da Comissão de urbanismo, trânsito e transporte decidiu cumpri o prazo regimental de 15 dias e segurou o projeto na comissão. De acordo com a Doutora em planejamento urbano, Beatriz Rodrigues, a aprovação do plano diretor é fundamental para o contínuo crescimento de Patos de Minas. Ela defende a expansão da cidade para a região oeste, ou seja, para além da ponte do Rio Paranaíba. A votação deverá acontecer na próxima reunião.


Últimas Notícias

Patos de Minas confirma primeiro caso de dengue sorotipo 3 e acende alerta para a população

Veja mais

PRF prende passageira transportando tabletes de crack em ônibus na BR365, em Patos de Minas

Veja mais

Motorista perde o controle de carro, atinge veículo estacionado e acaba na delegacia em Patos de Minas

Veja mais

Operação lacra empresa de produtos agrícolas por suspeita de falsificação e adulteração de defensivos

Veja mais

Cleitinho abre o jogo e diz que prefere Falcão como candidato a vice em sua chapa, veja

Veja mais

Inscrições abertas para o Patos Summit que vai debater inovação e novos negócios em Patos de Minas

Veja mais