Plano diretor estacionado e Compur consultivo; saiba como foi a reunião da Câmara Municipal

Entre os projetos, estava a revisão do plano diretor, que está estacionado na casa legislativa a pelo menos quatro anos e o destino do Compur, Conselho Municipal de Políticas Urbanas.

Projetos importantes para a cidade foram debatidos e votados nesta quinta-feira (10), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas. Entre os projetos, estava a revisão do plano diretor, que está estacionado na casa legislativa a pelo menos quatro anos e o destino do Compur, Conselho Municipal de Políticas Urbanas.

Em relação ao Compur, houve um embate de ideias entre os parlamentares. O vereador Vitor Porto defende que o órgão seja deliberativo, ou seja, que tenha poder de decisão. Já o vereador Vicente acredita que o órgão deve ser consultivo, ou seja, que emita apenas recomendações e conselhos. De acordo com o vereador Vitor, o Compur em nada implica nos trabalhos do legislativo, mas sim do executivo. Segundo ele, o órgão seria formado por pessoas técnicas que possuem capacidade melhor de determinados assuntos e por isso teriam propriedade para deferir ou não ação do município.


Já o vereador Vicente disse que o crescimento da cidade pode ficar engessado caso o órgão seja deliberativo. Ele disse que pode criar um clima ruim e conflitos entre a Prefeitura Municipal e o órgão. Dessa forma nós defendemos que ele seja apenas consultivo.


Em relação ao plano diretor, que está engessado na Câmara Municipal há pelo menos quatro anos, o vereador Vitor Porto, presidente da Comissão de urbanismo, trânsito e transporte decidiu cumpri o prazo regimental de 15 dias e segurou o projeto na comissão. De acordo com a Doutora em planejamento urbano, Beatriz Rodrigues, a aprovação do plano diretor é fundamental para o contínuo crescimento de Patos de Minas. Ela defende a expansão da cidade para a região oeste, ou seja, para além da ponte do Rio Paranaíba. A votação deverá acontecer na próxima reunião.


Últimas Notícias

Homem é preso após ameaçar idosa com tijolo para cobrar dívida de R$ 40 em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso após ser flagrado escondendo peças de carne debaixo da roupa em hipermercado

Veja mais

Filho agride o próprio pai enquanto ele dormia e é preso em flagrante em Patos de Minas

Veja mais

Condutor inabilitado que se envolveu em acidente vai responder por crime de trânsito

Veja mais

Mulher é presa após furtar celular em balcão de loja no Centro de Patos de Minas

Veja mais

Polícia apreende mais de R$ 50 mil em dinheiro em operação contra o tráfico em Celso Bueno

Veja mais