Plano diretor estacionado e Compur consultivo; saiba como foi a reunião da Câmara Municipal

Entre os projetos, estava a revisão do plano diretor, que está estacionado na casa legislativa a pelo menos quatro anos e o destino do Compur, Conselho Municipal de Políticas Urbanas.

Projetos importantes para a cidade foram debatidos e votados nesta quinta-feira (10), durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas. Entre os projetos, estava a revisão do plano diretor, que está estacionado na casa legislativa a pelo menos quatro anos e o destino do Compur, Conselho Municipal de Políticas Urbanas.

Em relação ao Compur, houve um embate de ideias entre os parlamentares. O vereador Vitor Porto defende que o órgão seja deliberativo, ou seja, que tenha poder de decisão. Já o vereador Vicente acredita que o órgão deve ser consultivo, ou seja, que emita apenas recomendações e conselhos. De acordo com o vereador Vitor, o Compur em nada implica nos trabalhos do legislativo, mas sim do executivo. Segundo ele, o órgão seria formado por pessoas técnicas que possuem capacidade melhor de determinados assuntos e por isso teriam propriedade para deferir ou não ação do município.


Já o vereador Vicente disse que o crescimento da cidade pode ficar engessado caso o órgão seja deliberativo. Ele disse que pode criar um clima ruim e conflitos entre a Prefeitura Municipal e o órgão. Dessa forma nós defendemos que ele seja apenas consultivo.


Em relação ao plano diretor, que está engessado na Câmara Municipal há pelo menos quatro anos, o vereador Vitor Porto, presidente da Comissão de urbanismo, trânsito e transporte decidiu cumpri o prazo regimental de 15 dias e segurou o projeto na comissão. De acordo com a Doutora em planejamento urbano, Beatriz Rodrigues, a aprovação do plano diretor é fundamental para o contínuo crescimento de Patos de Minas. Ela defende a expansão da cidade para a região oeste, ou seja, para além da ponte do Rio Paranaíba. A votação deverá acontecer na próxima reunião.


Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais