Plano de saúde, morte do titular. Como ficam os dependentes? Por Brian Epstein Campos

Nos planos familiares, privados, o período de cobertura “post mortem” é aquele que foi ajustado contratualmente.

A primeira questão é saber que cláusula de remissão é o dispositivo contratual que estabelece o período de tempo que os dependentes permaneceram no plano, sem cobrança de mensalidade, após a morte do titular.

Nos planos familiares, privados, o período de cobertura “post mortem” é aquele que foi ajustado contratualmente. Ademais, findo o prazo da cláusula de remissão ou havendo omissão, o contrato não se extingue, sendo assegurado aos dependentes já inscritos o direito à manutenção das mesmas condições contratuais, com a assunção das obrigações decorrentes, para os contratos firmados a qualquer tempo.

Para os planos coletivo empresarial (próprios da relação empregatícia ou estatutária) e coletivo por adesão (derivados de relação de caráter profissional, classista ou setorial), nem a lei nem a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulam especificamente. Em algumas circunstâncias, o Judiciário, quando demandado, tem reconhecido a sucessão da titularidade para os dependentes já inscritos, desde que assumam o pagamento integral. Na hipótese de o dependente ser idoso, em estado de hipervulnerabilidade, a extensão normativa ainda se faz à luz do Estatuto do Idoso.

Às vezes algumas situações fogem às hipóteses aqui tratadas, neste caso deve ser procurado o PROCON, a Defensoria Pública ou outros profissionais para esclarecimentos.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais