PL que beneficia deficientes no transporte coletivo leva vereadores ao MP

A preocupação é que com o aumento das gratuidades, a tarifa do transporte coletivo em Patos de Minas pode ficar mais cara.

Os vereadores visitaram o Ministério Público na tarde dessa terça-feira (04) com o objetivo de discutir detalhes sobre o projeto de lei do Vereador Pedro Lucas que amplia o benefício concedido aos portadores de deficiência, abrangendo também aos portadores de deficiência mental. A preocupação dos vereadores é que com o aumento das gratuidades, a tarifa do transporte coletivo em Patos de Minas pode ficar mais cara.

Estiveram presentes á reunião com o Promotor de justiça, Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior, o Presidente da Câmara Municipal, Amarildo Ferreira Silva, o Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, Bartolomeu Ferreira Ribeiro e a representante da comissão, Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota.

O objetivo do encontro foi discutir detalhes sobre o Projeto de Lei Nº 3017/2010, de autoria do Vereador Pedro Lucas Rodrigues- Xará-, que propõe a modificação da Lei 5.310, que trata do Cartão Eficiente para os portadores de deficiência, facultando a utilização gratuita do serviço de transporte coletivo urbano em Patos de Minas.

Pelo Projeto de Lei 3017, a intenção é ampliar o benefício para deficientes mentais que possuam idade acima de 18 anos. Preocupados com os impactos de mais uma gratuidade no transporte coletivo urbano, que é custeada pelo usuário, principalmente, pelo trabalhador que já paga por uma tarifa considerável, os representantes da CLJR e a presidência da Casa Legislativa estão realizando um estudo minucioso do projeto e suas consequências sociais.

O Promotor de Justiça, Dr. José Carlos, explicou que devido a irregularidades no número de beneficiados foi realizada uma revisão dos cartões eficientes determinada por Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público com a Prefeitura Municipal. Diante do novo projeto de lei em tramitação, o promotor aconselhou os membros do Legislativo a analisarem bem os impactos e discutir o assunto com a sociedade em audiência pública. “Através de uma Frente Parlamentar do Usuário, para apresentar a planilha de custos da concessionária e explicar aos usuários que as gratuidades causam aumentos na tarifa paga pelo trabalhador e podem até mesmo comprometer a prestação de um serviço essencial para a população. Dessa forma, o Ministério Público deseja também participar dessa importante discussão”.

Ao final do encontro, o Presidente Amarildo Ferreira, ressaltou a necessidade de buscar soluções para os problemas de trânsito e transporte em Patos de Minas através de discussões em audiências públicas. Amarildo falou ainda, sobre a definição da Mesa Diretora de realizar, este ano, concurso público na Câmara Municipal para o provimento de alguns cargos. O Promotor elogiou a iniciativa da realização do concurso que é uma recomendação antiga do Ministério Público, para que haja maior transparência nos atos do Poder Legislativo.

Últimas Notícias

Carro inicia conversão e é atingido por motociclista que fazia ultrapassagem, em Patos de Minas

Veja mais

Moradores usam sacolinhas plásticas para sinalizar fiação caída em via de Patos de Minas

Veja mais

Empresário discute com a esposa e acaba preso após ameaçar invadir festa com caminhonete

Veja mais

Devotos de Nossa Senhora da Abadia terão pontos de apoio para fazer suas romarias

Veja mais

Jovens atletas patenses conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Veja mais

Motociclista tem múltiplas fraturas após acidente e motorista com sinais de embriaguez diz ter usado cocaína

Veja mais