Pedido de anulação é indeferido e Edimê Avelar continua na presidência

A procuradoria da Câmara entendeu que não houve ilegalidade na eleição.


Os vereadores discursaram antes do pronunciamento.

A vereadora Edimê Avelar continua sendo a presidente eleita para administrar a Câmara Municipal de Patos de Minas no próximo ano. Nesta segunda-feira (23), o presidente da Câmara Municipal, Otaviano Marques, após receber o parecer da Procuradoria do Legislativo indeferiu o pedido do vereador Lindomar Tavares.

Antes do pronunciamento da decisão, houve discursos dos vereadores envolvidos na polêmica. O vereador João Bosco de Castro- Bosquinho- disse que a intenção era contribuir com o fortalecimento do legislativo e não houve qualquer maldade ou combina para se beneficiar. Segundo ele, tal “fofoca” teria sido espalhada pela cidade. Ele chegou a deixar o cargo à disposição. “Eu não sou apegado ao poder,”afirmou.

Ele também falou que resolveu ingressar na chapa encabeçada pela vereadora Edimê Avelar porque era a que mais possuía independência. Na fala do vereador, a chapa 2 seria superveniente à administração municipal. O vereador Lindomar Tavares discursou em seguida. Ele contou que estava tudo definido e que foi pego de surpresa com a mudança de última hora.

Ele elogiou o respeito com que foi tratado, mas entende que a alteração de vereadores constrói uma nova chapa e que isso fere o regimento interno. Ele reforçou que não cometeu um erro ao apresentar o requerimento e acha que seria uma grande oportunidade para corrigir um equívoco que já ocorrera em outras eleições. “Não é porque acontecia outras vezes que deve ser aceito”, afirmou.

Ambos os vereadores entenderam que o regimento interno deve ser aprimorado para eliminar as ambiguidades. A vereadora Edimê Avelar ressaltou que o vereador Bosquinho foi convidado porque vai agregar valor à condução dos trabalhos. “Por ser de outro partido, ele vai tornar a chapa mais eclética”, afirmou dizendo que não é de dar golpe e que não precisa de ostentação. “Sempre lutei pela transparência e justiça’, destacou a presidente eleita.

Em seguida, o assessor de comunicação da Câmara Municipal leu o requerimento, a manifestação da chapa 1 e o parecer jurídico. O entendimento foi que a alteração de vereadores não torna a chapa ilegítima e de forma alguma poderia declarar a chapa 2 vencedora, pois o regimento interno é expresso em dizer que a chapa deve receber no mínimo 9 votos no primeiro escrutínio, sendo que a chapa 2 teve apenas 7 votos.

Diante do parecer jurídico, o presidente da Câmara Municipal, Otaviano Marques, indeferiu o requerimento dos sete vereadores que apoiaram a Chapa 2, encabeçada pelo vereador Lindomar Tavares. Dessa forma, a chapa 1 continuou sendo a vencedora da eleição. Lindomar Tavares informou que os presidentes dos partidos eleitorais, PR, PHS, PTB e PT, vão se reunir para decidirem se vão ingressar na justiça comum contra a decisão.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Mulher foge correndo após furto no Centro de Patos de Minas, mas é perseguida e presa

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais