Pecuaristas patenses vão pagar R$ 1,20 em média pela vacina contra Aftosa

Os pecuaristas patenses vão ter um gasto extra neste mês de novembro, mas é por uma boa causa.

Os pecuaristas patenses vão ter um gasto extra neste mês de novembro, mas é por uma boa causa. Eles terão que imunizar todos os animais com idades entre zero e 24 meses contra a Febre Aftosa. É a segunda etapa da campanha que pretende ultrapassar o índice de 98,4% alcançado no mesmo período do ano passado. A campanha teve início nesta segunda-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro.

Cerca de 340 mil propriedades rurais mineiras que trabalham com pecuária devem aderir à campanha. Atualmente, Minas Gerais é território reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação. No entanto, o Estado está empenhado em transformar o seu território em área livre da doença sem vacinação.

Por isso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está convocando todo o segmento da agropecuária mineira para participar diretamente dessa etapa de imunização que significa o fim da batalha de mais de trinta anos contra a aftosa.


O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, ressaltou que ainda não é possível abrir mão da vacinação contra a febre aftosa visto que ainda existem regiões com riscos desconhecidos em relação à doença. “O melhor neste momento é continuar com a vacinação do rebanho por pelo menos mais dois anos para termos segurança de que não existe mais a circulação do vírus em território brasileiro”, finaliza.


Em Patos de Minas, os pecuaristas vão gastar em média R$ 1,20 pela dose da vacina. Nas lojas de produtos agropecuários, a procura já começou. O pecuarista que deixar de cumprir esta obrigação poderá sofrer penalidades e até multas.

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais