PC destaca complexidade do caso da morte da escrivã Rafaela e altera órgão de investigação

A PCMG reforçou que as investigações continuarão sendo conduzidas de maneira isenta e imparcial.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou nesta quinta-feira (22) que, devido à complexidade da investigação que apura as circunstâncias da morte da escrivã de polícia Rafaela Drumond, a Corregedoria-Geral da Polícia Civil (CGPC) assumiu, de forma exclusiva, a presidência do inquérito policial e do procedimento de investigação disciplinar. A CGPC, sediada em Belo Horizonte, apresenta a estrutura necessária para dinamizar e concluir os procedimentos instaurados. A PCMG reforçou que as investigações continuarão sendo conduzidas de maneira isenta e imparcial.

O caso

De acordo com o chefe do 13º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Alexsander Soares Diniz, a PCMG instaurou inquérito para apurar os fatos e as investigações seguiam em andamento, em Barbacena. A Corregedoria da PCMG também averigua eventuais transgressões disciplinares de servidores da instituição no caso. “Buscamos uma investigação isenta, imparcial e profissional; rápida, mas rigorosa, pela exatidão que o fato requer”, pontuou.

Rafaela, que atuava como escrivã na Delegacia de Polícia Civil em Carandaí, foi encontrada morta na sexta-feira (9/6), em Antônio Carlos, região do Campo das Vertentes. De acordo com Diniz, imediatamente após o ocorrido, a equipe da perícia oficial e da inspetoria de investigadores compareceu ao local dos fatos para início dos levantamentos.

Segundo o chefe do Departamento, Rafaela era uma policial querida pelos policiais e gostava do exercício da profissão. “Tive contato com ela ainda em 2021, quando ela foi lotada em Barbacena e me pediu apoio para trabalhar mais próximo aos pais, em Carandaí. Dentro das possibilidades à época, prontamente atendi ao pedido”, contou.

Acolhimento

Paralelamente, a PCMG realiza ações de assistência e acolhimento aos familiares e colegas da Rafaela. Na última segunda-feira (12/6), o Departamento de Polícia Civil em Barbacena recebeu a visita da inspetora-geral de Escrivães, Luciene Murta, acompanhada da equipe da Diretoria Ocupacional do Hospital da Polícia Civil (HPC), com a presença de assistente social e psicólogo.

Na ocasião, foi realizado trabalho de acolhimento humanizado com os servidores da Delegacia de Polícia Civil em Carandaí. A ação teve por objetivo amenizar o sofrimento de policiais, enlutados com a perda da colega de trabalho. O atendimento também foi oferecido em Barbacena à família da escrivã.

Já na quarta-feira (14/6), a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge, a chefe-adjunta Rita Januzzi e o diretor do HPC, Oscar Nicolai, foram à Delegacia Regional e à sede do 13ª Departamento, ambas em Barbacena, bem como à Delegacia de Polícia Civil em Carandaí, para uma visita de condolências aos policiais. Letícia Gamboge transmitiu palavras de conforto aos servidores, reafirmando o compromisso da chefia da instituição para fornecer o apoio necessário às dificuldades enfrentadas pelos policiais.

Atendimento

A Polícia Civil de Minas Gerais, comprometida com a promoção da saúde mental de seus servidores, realiza, por meio de equipes da Diretoria de Saúde Ocupacional do HPC e da Inspetoria-Geral de Escrivães, visitas às unidades policiais da capital e do interior. O intuito é promover a melhoria do ambiente de trabalho e ouvir as demandas de cada equipe.

Durante o ano, campanhas como o Janeiro Branco e o Setembro Amarelo também são desenvolvidas com especial enfoque na prevenção ao suicídio e à promoção de condições psicológicas mais saudáveis a todos.

Também por meio do Hospital da Polícia Civil, a instituição presta atendimento psicológico clínico, em sessões presenciais e também por teleconsulta, para servidores da ativa, aposentados e dependentes, da capital e do interior. A unidade dispõe, ainda, de plantão psicológico, com escuta especializada, sem necessidade de agendamento. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (31) 99807-9670.

Últimas Notícias

Obra da COPASA provoca grande quantidade de poeira, suja casas e comércios e revolta moradores

Veja mais

Câmara Municipal de Varjão de Minas/MG, torna-se público Pregão Presencial nº 01 /2024

Veja mais

Motorista inabilitado, embriagado e que discutia com namorada é preso após causar acidente

Veja mais

Motorista que usava o celular e com sinais de embriaguez acaba preso após causar acidente com carros estacionados

Veja mais

Homem acaba preso por receptação ao ser flagrado com peças de moto furtada em Patos de Minas

Veja mais

Sicoob Credicopa lança campanha de Crédito Consignado com as melhores taxas

Veja mais