PC desmonta quadrilha especializada em roubar cargas e caminhões na região
A Polícia Civil apresentou nesta manhã seis homens acusados de integrarem uma quadrilha especializada em roubar cargas e caminhões
As investigações da Polícia Civil para descobrir a quadrilha que vinha aterrorizando os caminhoneiros na região tiveram início a cerca de dois meses. Fortemente armados e usando veículos pequenos, os assaltantes obrigavam os caminhoneiros a estacionarem. O motorista era levado para o meio do mato e ficava amarrado até que um dos assaltantes desaparecia com o seu caminhão.
O alvo dos assaltantes eram os cavalos mecânicos que, de acordo com o delegado Luiz Mauro Sampaio, eram roubados por encomenda. Esta afirmação é feita com base na rapidez que os assaltantes tinham para desaparecer com o veículo. Só na região de Patos de Minas e Carmo do Paranaíba, ocorreram cinco assaltos deste tipo nos últimos meses.
Depois de chegar até os integrantes da quadrilha, a Polícia Civil conseguiu os mandados de prisão e montou a Operação Campo Limpo, com o apoio de policiais de Uberlândia para prender os assaltantes. A ação foi planejada para a manhã dessa quinta-feira (03). Os integrantes da quadrilha não tiveram tempo de reagir.
Foram presos Dorinato Gomes de Oliveira, de 45 anos e o filho dele Ezequiel Galvão de Oliveira, de 20 anos, os irmãos Adelano Geraldo Barcelos dos Reis, 27 anos, Antônio Barcelos Júnior, 33 anos e Allan Paulo Barcelos dos Reis, de 30 anos e Eleiro José da Silva, de 30 anos. Todos eles com outras passagens por envolvimento com roubo de carga e caminhões.
Antônio Barcelos Júnior, o Júnior Negão, não escondeu o rosto. Ele negou qualquer participação nos crimes e reclamou das condições da cela em que passou a noite na Delegacia de Furtos e roubos. O chefe do 10º Departamento da Polícia Civil, Márcio Siqueira, disse que as acomodações são provisórias e que as próximas noites deles serão no Presídio Sebastião Satiro que é mais confortável.
De acordo com o delegado Luiz Mauro, a quadrilha atuava em toda a região do Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro que é rota para os caminhões que saem do Sudeste em direção ao Nordeste do País. Eles são apontados como autores de pelo menos 10 assaltos a caminhoneiros que ocorreram nos últimos meses.
E ao apresentar a quadrilha e os veículos usados por eles, a Polícia Civil acredita que outras vítimas de assaltos nas rodovias da região farão o reconhecimento. Foi o que aconteceu com um caminhoneiro de Uberlândia. Ele reconheceu a quadrilha pela saveiro que eles usaram no dia do assalto.
A prisão vai por fim aos assaltos que vinham ocorrendo com certa frequência nas rodovias da região, mas o trabalho de investigação deve continuar. A Polícia Civil vai tentar descobrir para onde foram as cargas e caminhões roubados pela quadrilha.
Autor:
Maurício Rocha