Patos Hoje reencontra ponte gigantesca construída há quase 70 anos para a passagem do trem

A enorme estrutura de ferro e concreto, que nada a lugar nenhum, segue sendo tomada pelo mato.

O desperdício do dinheiro público no Brasil não é de agora. Um dos exemplos está em uma ponte gigantesca construída na década de 50 em Patos de Minas. A reportagem do Patos Hoje reencontrou a chamada "Ponte Mataburros" na região de Aragão. A enorme estrutura de ferro e concreto, que liga nada a lugar nenhum, segue sendo tomada pelo mato.

A ponte foi construída na localidade de Aragão  pelo então presidente da república Getúlio Vargas. A intenção era fazer a ligação da linha férrea entre a região de Catiara a Patos de Minas. A morte do governante e a mudança nos rumos do país, no entanto, impediram a conclusão do projeto, segundo historiadores do município.

O arquiteto da Prefeitura, Alex de Castro, disse que existem jornais da época fazendo alusão à demora na conclusão do projeto. Ele disse que a obra acabou se tornando motivo de chacota, mostrada como exemplo de lentidão. Os críticos mal sabiam que a tão falada “Ponte Mataburros” nunca sairia do papel.

Hoje, a enorme estrutura está perdida no meio do mato na região de Aragão. A Ponte Mataburros tem cerca de 8 metros de altura e não está sozinha. Outras obras planejadas para garantir a passagem da linha férrea, ligando Patos de Minas à Catiara, estão inacabadas na região de Brejo Bonito e Serra do Salitre.

Quase 70 anos depois do início do projeto, Patos de Minas ainda luta para conseguir a passagem de uma linha férrea pela cidade. As lideranças do município são unanimes em afirmar que a Estação de Trem poderia contribuir muito para o crescimento econômico de toda a região.

Últimas Notícias

Funcionária denuncia importunação sexual de cliente em farmácia em Patos de Minas

Veja mais

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais