Patos garante 1º lugar em ICMS Patrimônio Cultural no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro

Com a nota 18,13, o município receberá cerca de R$ 400 mil em 2022 para investir em patrimônio cultural

Do total de 853 municípios mineiros, Patos de Minas figura entre os 20 mais bem pontuados no ICMS Patrimônio Cultural referente a 2021 e em primeiro lugar no Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. A classificação, feita pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), consta no resultado provisório publicado no dia 18 de junho pelo instituto. A nota 18,13 resultará em quase R$ 400 mil para o município investir em suas referências culturais, valor que pode variar dependendo da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Governo de Minas Gerais.

Esse resultado é fruto de ações e projetos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Sectel), por meio da Diretoria de Igualdade Racial, Memória e Patrimônio Cultural (Dimep). O repasse de parcela da receita do ICMS arrecadado no estado para que os municípios preservem seu patrimônio cultural está previsto na Lei Robin Hood (Lei nº 18.030/2009), legislação de incentivo do Governo estadual que, bem gestada pelo Executivo local, torna-se fonte direta e muito significativa de recursos.

Segundo o diretor da Dimep, Alessander Freitas, a nota obtida consolida Patos de Minas como referência regional em cultura e patrimônio cultural. “O sucesso é consequência do ótimo trabalho realizado pela equipe da Dimep, da participação ativa e efetiva do Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc) nos processos que lhe dizem respeito e da gestão democrática e correta do recurso específico.

ICMS Patrimônio Cultural – Programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do estado por meio do qual é feito o repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. Para que os municípios recebam o ICMS Patrimônio Cultural é necessário comprovar que possuem ações de gestão para preservação desse patrimônio.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Condutora de automóvel de 64 anos morre ao bater de frente com caminhão na BR 354

Veja mais

Motocicleta furtada há duas semanas em São Paulo é recuperada pela PRF, na BR365

Veja mais

Quase tudo pronto para a abertura da MilkShow e da Fenaminas amanhã no Parque de Exposições

Veja mais

Médicos descumprem lei e dificultam a vida de pacientes e farmacêuticos com receitas indecifráveis

Veja mais

Jovem invade casas, furta bicicleta, rouba celular e dinheiro e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Imagens impressionantes mostram rompimentos de redes de água em bairros de Patos de Minas

Veja mais