Patos de Minas: visão e perspectivas

Patos de Minas é aquele lugar que acolhe os que chegam e deixa saudade na alma de quem vai se aventurar em outras bandas.

Foto aérea Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Patos de Minas é aquele lugar que acolhe os que chegam e deixa saudade na alma de quem vai se aventurar em outras bandas. Em seus mais de 120 anos de história, a cidade cresceu bastante, é verdade. Lojas, microempresas, escolas, universidades e até mesmo grandes indústrias foram surgindo. Mas as ruas com cara de interior mineiro, onde as pessoas sentam na porta das casas para conversar e observar o movimento, não desapareceram com a modernização. Patos ainda transpira tranquilidade e preserva hábitos, monumentos, lugares e o sotaque gostoso na fala das pessoas.

Quando se fala em Patos de Minas, provavelmente a primeira coisa que vem à cabeça é: “terra do milho!”.  E é justo, já que o cereal tem uma longa história por aqui. Desde que o agrônomo Antônio Secundino de São José instalou a primeira base para as plantações de milho híbrido do país, na década de 50, esse produto começou a ser produzido em larga escala na cidade. Desde então, a cultura do milho se tornou tão forte em Patos que hoje o evento mais conhecido é a tradicional Festa Nacional do Milho, que acontece em maio de todos os anos. Nos últimos cinco anos, o município produziu cerca de 125 mil toneladas de milho em uma área de aproximadamente 20 mil hectares.

Mas nem só de milho vive o cidadão patense. A cidade também se destaca no rebanho bovino leiteiro, sendo a segunda maior produtora de leite do Brasil, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, produtos como soja, mandioca e feijão também estão entre as maiores produções da agricultura. Além de alimentar a população, as plantações são exportadas e geram empregos no meio rural.

Se a agropecuária já rende desenvolvimento à cidade e região, as indústrias de Patos de Minas finalizam com a cereja do bolo. Enquanto a produção sai do campo, empresas com alta tecnologia esperam para melhorar e processar os produtos.

Já que se produz tanto leite por aqui, a indústria de laticínios encontrou espaço e se firmou na cidade. A Central Mineira de Laticínios (CEMIL), por exemplo, tem seu Parque Industrial em Patos e vende seus produtos para dezenove estados do Brasil. A Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (Coopatos) também se sobressai no trabalho com laticínios, além de fornecer insumos e equipamentos aos produtores da região.

Como a agricultura tem tanto peso na economia da cidade, tecnologias para melhorar e aumentar a produtividade no campo também foram atraídas para Patos de Minas. A empresa Sementes Farroupilha, por exemplo, trabalha com melhoramento de sementes desde 1976.

Patos também é destaque na região pela educação superior de qualidade que oferece. Tem instituições públicas e privadas que ganharam prestígio e visibilidade. As faculdades particulares atraem estudantes tanto do Alto Paranaíba quanto do Triângulo Mineiro, já que investem cada vez mais em uma relação de proximidade com os futuros profissionais que darão continuidade a todo este crescimento. Segundo o Prof. Fredston Coimbra, coordenador geral de processos seletivos e novos negócios da Faculdade Patos de Minas, instituição que se instalou por aqui há 10 anos, “o que nos motiva é a busca dos cidadãos em Patos de Minas e região pelo conhecimento, não importa a idade, prova disso é o crescimento exponencial da FPM nos últimos anos. A cidade é um celeiro educacional no ensino superior e isso traz um grande número de estudantes em busca de capacitação, profissionalização e acima de tudo, qualidade de ensino”.

O resultado de tudo isso? Leite patense indo longe por esse Brasil, tecnologia desenvolvida na cidade beneficiando a agricultura do país e boas faculdades atraindo pessoas de outras cidades. Na prática, tudo isso significa dinheiro, empregos e desenvolvimento para o município. Aliando o progresso ao povo hospitaleiro, é possível explicar porque Patos de Minas é destaque no cantinho de Minas Gerais em que se construiu.

Autores: Isabella Rodrigues Reis; Ygor Rodrigues; Letícia Brito- Communicare – UFU (Branded Content)

Últimas Notícias

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais

Mata do Cachorro pega fogo pelo terceiro dia seguido e altura das chamas assusta motoristas

Veja mais