Patos de Minas vai a 53 mortes por coronavírus e soma mais 19 novos casos

Foi confirmada mais uma morte e o total foi a 53.

Boletim Municipal Covid-19 - 17/09/2020.

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta quinta-feira (17) mais um boletim epidemiológico informando sobre a situação da pandemia de coronavírus na cidade. Foi confirmada mais uma morte e o total foi a 53. Ainda houve a ocorrência de 19 novos casos de Covid-19.

De acordo com o boletim municipal, a Capital do Milho tem agora 2117 casos confirmados de coronavírus, ontem eram 2098. Desse total, há 8 pacientes com resultado positivo internados, sendo 3 em leitos de UTI, 152 pessoas se recuperando em casa e 1904 curados. As mortes foram de 52 para 53.

Com relação à ocupação dos leitos, conforme informação dos hospitais, o HNSF está com 11 pacientes em leitos clínicos; o Hospital de Campanha com 13 pacientes em leitos clínicos e 3 em UTIs; o Imaculada Conceição não tem pacientes de Covid-19; o Hospital Regional com 1 em leito clínico e 6 em UTIs; e o Hospital Vera Cruz com 6 pacientes em leitos clínicos. No total, há 21 pacientes em leitos clínicos e o em leitos de UTI.

Comitê diminui grau de risco na microrregião de Patos de Minas, mas Melhora no índice não permite, contudo, relaxamento nas medidas sanitárias para impedir a contaminação pelo vírus

O grau de risco atribuído à microrregião de Patos de Minas caiu de 14 para 11 na avaliação semanal do Comitê Executivo Covid-19, do Governo estadual, ocorrida nessa quarta-feira (16). A pontuação permitiu que as 11 cidades integrantes dessa divisão adotada para fins do Minas Consciente permaneçam na onda amarela no período de 19 a 25 de setembro. A redução significa movimento positivo dos municípios no enfrentamento ao novo coronavírus, e o destaque é que houve melhora nos seis dos sete indicadores analisados, e um deles permaneceu estável.

A maior diferença ocorreu no eixo que avalia a velocidade de avanço da doença, mostrando desaceleração. Segundo planilha divulgada pelo Governo de Minas Gerais, a Variação de Positividade na microrregião de Patos de Minas baixou de 38% para 13%, saindo de alto risco para risco intermediário. Já a Variação da Taxa de Incidência foi de 10% para -20%, porcentagem classificada como baixo risco. O único indicador ainda na faixa vermelha é a Positividade de Exames PCR (representa a presença do vírus em uma população comparada a outras causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave).

No eixo com maior peso (Capacidade de Atendimento), a microrregião mantêm-se com bons índices. O número de pacientes de Patos de Minas internados em unidades de terapia intensiva, por exemplo, está se mantendo abaixo de cinco nos últimos dez dias. Considerando o total de UTIs – somando pacientes locais e de outras cidades, assim como hospitais públicos e privados – o município não ultrapassa ocupação de 70% nesse mesmo período.

O coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes, comemora os resultados, mas não minimiza a necessidade de as medidas de combate ao coronavírus serem rigorosamente seguidas. “É verdade que ainda existe uma parcela da população que não se cuida, mas, no geral, a comunidade tem colaborado. E isso é fundamental para continuarmos melhorando os números da pandemia em toda a microrregião de Patos de Minas. Só depois de 28 dias consecutivos na onda amarela, é que poderemos avançar para a onda verde.”

- Acesse aqui a planilha com a nota da microrregião (Indicadores do Plano Minas Consciente) e demais dados.

Óbitos – Embora o número de óbitos não seja um dos indicadores considerados pelo Minas Consciente, esse dado é usado como balizador para tomadas de decisão, podendo, sim, interferir para regressão de onda. Pelo Painel de Monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), há 50 mortes contabilizadas por Covid-19 em Patos de Minas. No acompanhamento realizado pela Epidemiologia Municipal, são 53, uma a mais em relação à semana passada.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais