Patos de Minas tem 3 escolas públicas entre as melhores de Minas Gerais no Ideb

O MEC divulgou as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb, das escolas de todo o país.


A melhor de Patos de Minas e 4º em Minas Gerais, a E. E. Professor Modesto tem filas para matrículas todos os anos.
O MEC divulgou as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb, das escolas de todo o país. A avaliação aconteceu no ano passado e abrangeu os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A Escola Estadual Professor Modesto é a melhor classificada em Patos de Minas e a terceira em todo o estado. O Tiradentes foi o melhor dos anos finais na cidade e também ficou bem classificada no estado.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Escola Estadual Professor Modesto teve o índice de 8.0, ficando com o primeiro lugar na cidade e o terceiro em todo o estado. Em seguida, vieram a Escola Estadual Cônego Getúlio com 7.8, também uma das melhores do estado, e a Escola Estadual Antônio Dias Maciel - Normal, com 7.7. A melhor entre as escolas da Rede Municipal foi a escola Norma Borges Beluco, com 7.3. Depois vieram a Escola Maria Inez Rubinger, com 6.9, e a Escola Municipal José Paulo de Amorim, com 6.5.

Nos anos finais, as escolas estaduais mais uma vez saíram na frente. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar ficou em primeiro lugar, com 6.3, a outra instituição que se destacou no estado. Depois veio a Escola Municipal Maria Inez Rubinger, com 6.2. A Escola Estadual Marcolino de Barros teve 5.7 e ficou em terceiro. Em quarto, a Escola Norma Borges Beluco recebeu o índice de 5.6. A Escola Municipal Gino André Barbosa ficou com 5.5 e a Escola Estadual Antônio Dias Maciel - o Normal- recebeu o índice de 5.4.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.

Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.

O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Muitos criticam tal método, porque, a pressão para garantir bons resultados na avaliação, faz com que a própria escola camufle dados. Por exemplo, ao invés de registrar como desistência de alguns alunos, muitos são registrados como transferidos. E outro fator bastante recorrente é que professores se veem forçados a aprovar alunos, mesmo sem eles adquirirem as habilidade básicas para garantir o bom resultado, já que o índice de aprovação é um dos principais itens avaliados.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais