Patos de Minas segue na onda verde, mas duas regiões de Minas regridem para onda vermelha

Entretanto, houve regressão em outras regiões do Estado, sendo que duas delas voltaram para a onda vermelha, que é a mais restritiva

Vista aérea de Patos de Minas.

O Comitê Extraordinário da Covid-19 em Minas se reuniu nessa quarta-feira (18) para avaliar a situação da pandemia no Estado. A região de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, se manteve na onda verde do Plano Minas Consciente por mais uma semana. Entretanto, houve regressão em outras regiões do Estado, sendo que duas delas voltaram para a onda vermelha, que é a mais restritiva.

O Comitê Extraordinário Covid-19 constatou o aumento de 11% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Com a decisão, as regiões Nordeste e Leste passam para a onda vermelha – onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar. Já as regiões Leste do Sul e Sudeste retornam para a onda amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza.

A região do Vale do Aço permanece na onda amarela, enquanto as demais nove regiões (Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul) ficam na onda verde, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

As autoridades de saúde do município também estão preocupadas com a situação, principalmente porque o Governo de Minas anunciou que vai fechar os leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Regional. A quantidade de leitos disponíveis é um dos quesitos analisados pelo Plano Minas Consciente para fazer a flexibilização das ondas e, com menos leitos, o município pode regredir.

O boletim divulgado nessa quarta-feira mostrou Patos de Minas com 3018 casos confirmados e 84 mortes. O secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral, descartou a hipótese de Minas ter uma segunda onda da Covid-19, mas alertou a população para continuar se cuidando.  “É fundamental que os mineiros participem das ações de controle, com o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, finalizou ele.

Últimas Notícias

Compra pelo Ifood com entrega errada vira confusão em farmácia e 3 acabam na delegacia

Veja mais

Jovem é preso em Honda/Biz com placa de Honda/CBX em Patos de Minas

Veja mais

Adolescente é apreendido com maconha embalada com fotos do Pablo Escobar, em Patos de Minas

Veja mais

Homem fica com vísceras expostas ao ser esfaqueado no bairro Cristo Redentor; autor foi preso

Veja mais

Ex-vice-prefeito de Lagamar morre afogado após barco tombar no Rio Paranaíba

Veja mais

Sindicato divulga programação completa da Fenamilho 2026 e mostra grande expectativa

Veja mais