Patos de Minas registra o 1º caso suspeito de ZiKa Vírus e realiza ação para evitar proliferação

O órgão também notificou o registro de outros dois casos suspeitos em cidades da região.

Lindomar Babilônia - S uperintendente regional de saúde de Patos de Minas.

O tão temido ZiKa Vírus, apontado como um dos causadores da microcefalia e que se tornou alvo de pesquisas em diferentes partes do mundo, pode ter chegado a Patos de Minas. A Superintendência Regional de Saúde confirmou o registro do primeiro caso suspeito na cidade. O órgão também notificou o registro de outros dois casos suspeitos em cidades da região.

Os três casos são importados. O paciente de Patos de Minas, por exemplo, esteve no Estado do Tocantins. O segundo caso registrado é da cidade de Serra do Salitre, de um morador que esteve no Mato Grosso. O caso mais preocupante é de uma gestante de Carmo do Paranaíba que passou oito dias na Bahia.

Nos três casos suspeitos de Zika Vírus, os pacientes apresentaram sintomas parecidos que são manchas pelo corpo, febre e um quadro de conjuntivite. Segundo o superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Lindomar Babilônia, os pacientes estão sendo monitorados e os órgãos de saúde realizam bloqueio nas imediações das casas dos pacientes para evitar a proliferação do Zika Vírus.

O superintendente reforçou que os três casos foram importados de outras regiões onde há a presença do vírus e destacou que a região ainda não registrou nenhum caso de Febre Chikungunya. Com relação à Dengue, Lindomar afirmou que já foram registrados 218 casos suspeitos na região, sendo 22 em Patos de Minas.

O Zika Vírus, assim como a Dengue e a Febre Chikungunya, é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Como não há vacina contra essas doenças, a recomendação das autoridades de saúde é para que a sociedade se mobilize para combater o transmissor. Eliminar todos os recipientes que acumulam água e ficar atento a vasos de plantas, bebedouros de animais, caixas e reservatórios de água é fundamental para evitar a proliferação dessas doenças.

A maior preocupação é com o Zika Vírus tendo em vista os males que ele causa. Alojado em mulheres gestantes, o vírus pode afetar o bebê e interferir no desenvolvimento do cérebro da criança, provocando a microcefalia. A doença não tem cura e pode fazer com que o bebê tenha atraso mental, déficit intelectual, paralisia, convulsões, epilepsia e autismo, necessitando de cuidados para o resto da vida.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais