Patos de Minas pode ter 400 portadores do Vírus HIV que não sabem da doença
O objetivo foi identificar portadores do Vírus HIV que não sabem da doença.
O Programa Municipal DST-Aids de Patos de Minas atende 400 pacientes portadores do Vírus HIV. Esse número, no entanto, não representa a realidade. De acordo com a coordenação do programa, para cada paciente em tratamento, existe pelo menos uma pessoa que não sabe que possui o vírus. Isso significa que outras 400 pessoas podem estar contaminadas.
Por isso, o Dia Mundial de Luta contra a Aids foi dedicado a realização de testes rápidos e gratuitos para identificar pacientes com o Vírus HIV. Com uma gota de sangue é possível saber se a pessoa está contaminada. O resultado sai em 10 minutos. No primeiro dia de testes nenhum portador do vírus foi identificado.
Os testes continuam sendo feitos na sede do Programa DST-Aids que funciona no Centro Viva Vida. Nesse caso, o resultado demora um pouco mais, mas o teste também é gratuito. Além de detectar o Vírus da Aids, o programa realiza testes também para identificar Sífilis e Hepatites.
De acordo com a enfermeira Milce Burgos, antecipar o diagnóstico da doença faz com que o tratamento tenha melhor resultado, possibilitando que os pacientes tenha uma vida normal.
Autor: Maurício Rocha