Patos de Minas pode ter 400 portadores do Vírus HIV que não sabem da doença

O objetivo foi identificar portadores do Vírus HIV que não sabem da doença.


Com uma gota de sangue é possui saber se a pessoa está contaminada. O resultado sai em 10 minutos.
O dia mundial de luta contra a Aids foi comemorado nesse final de semana em Patos de Minas com a realização de testes gratuitos para Aids, Sifilis e hepatites. O objetivo foi identificar portadores do Vírus HIV que não sabem da doença. A ação realizada no centro de treinamento da Secretaria Municipal de Saúde atraiu dezenas de pessoas.

O Programa Municipal DST-Aids de Patos de Minas atende 400 pacientes portadores do Vírus HIV. Esse número, no entanto, não representa a realidade. De acordo com a coordenação do programa, para cada paciente em tratamento, existe pelo menos uma pessoa que não sabe que possui o vírus. Isso significa que outras 400 pessoas podem estar contaminadas.

Por isso, o Dia Mundial de Luta contra a Aids foi dedicado a realização de testes rápidos e gratuitos para identificar pacientes com o Vírus HIV. Com uma gota de sangue é possível saber se a pessoa está contaminada. O resultado sai em 10 minutos. No primeiro dia de testes nenhum portador do vírus foi identificado.

Os testes continuam sendo feitos na sede do Programa DST-Aids que funciona no Centro Viva Vida. Nesse caso, o resultado demora um pouco mais, mas o teste também é gratuito. Além de detectar o Vírus da Aids, o programa realiza testes também para identificar Sífilis e Hepatites.

De acordo com a enfermeira Milce Burgos, antecipar o diagnóstico da doença faz com que o tratamento tenha melhor resultado, possibilitando que os pacientes tenha uma vida normal.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Furtos em hipermercados não param! Homem é preso ao colocar carne e chocolates dentro da calça

Veja mais

PM Rodoviária prende homem por tráfico de drogas em ônibus interestadual em Patos de Minas

Veja mais

Justiça determina duplicação imediata de trecho perigoso da BR-365 em MG

Veja mais

Anatel prevê cobertura total do 5G em Patos de Minas até 2027; área rural até 2028

Veja mais

Lotérica Silvano se destaca na Mega da Virada com 46 jogos de 20 dezenas — única da região com apostas nesse formato

Veja mais

Polícias Militar e Civil recuperam celulares e procuram homem que cometeu assalto em Varjão de Minas

Veja mais