Patos de Minas pode ter 400 portadores do Vírus HIV que não sabem da doença

O objetivo foi identificar portadores do Vírus HIV que não sabem da doença.


Com uma gota de sangue é possui saber se a pessoa está contaminada. O resultado sai em 10 minutos.
O dia mundial de luta contra a Aids foi comemorado nesse final de semana em Patos de Minas com a realização de testes gratuitos para Aids, Sifilis e hepatites. O objetivo foi identificar portadores do Vírus HIV que não sabem da doença. A ação realizada no centro de treinamento da Secretaria Municipal de Saúde atraiu dezenas de pessoas.

O Programa Municipal DST-Aids de Patos de Minas atende 400 pacientes portadores do Vírus HIV. Esse número, no entanto, não representa a realidade. De acordo com a coordenação do programa, para cada paciente em tratamento, existe pelo menos uma pessoa que não sabe que possui o vírus. Isso significa que outras 400 pessoas podem estar contaminadas.

Por isso, o Dia Mundial de Luta contra a Aids foi dedicado a realização de testes rápidos e gratuitos para identificar pacientes com o Vírus HIV. Com uma gota de sangue é possível saber se a pessoa está contaminada. O resultado sai em 10 minutos. No primeiro dia de testes nenhum portador do vírus foi identificado.

Os testes continuam sendo feitos na sede do Programa DST-Aids que funciona no Centro Viva Vida. Nesse caso, o resultado demora um pouco mais, mas o teste também é gratuito. Além de detectar o Vírus da Aids, o programa realiza testes também para identificar Sífilis e Hepatites.

De acordo com a enfermeira Milce Burgos, antecipar o diagnóstico da doença faz com que o tratamento tenha melhor resultado, possibilitando que os pacientes tenha uma vida normal.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais