Patos de Minas pode perder escritório avançado do DNPM que atende 88 municípios da região

A ameaça de fechamento causa preocupação entre lideranças empresariais da região.

Escritório avançado do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

O escritório avançado do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM - pode ser fechado em Patos de Minas. A proposta faz parte de um plano do Governo Federal para reestruturar o órgão e prevê também o fechamento do escritório existente na cidade de Poços de Caldas. A ameaça de fechamento causa preocupação entre lideranças empresariais da região.

A instalação do DNPM em Patos de Minas era uma reivindicação antiga dos moradores. O órgão é encarregado de gerir e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, regulando o aproveitamento dos recursos minerais. O escritório de Patos de Minas atende o Alto Paranaíba, o Triângulo Mineiro e o Noroeste de Minas, atingido 88 cidades. Antes, para legalizar uma simples cascalheira, empresários de toda essa região tinham que se dirigir até Belo Horizonte. Por isso a preocupação das lideranças.

Segundo relatório elaborado pelo próprio órgão, em um raio de 200 quilômetros de Patos de Minas estão algumas das maiores jazidas de fosfato do país, a maior mina de ouro no município de Paracatu, as maiores jazidas de diamante, além da produção de nióbio. O fechamento do escritório avançado do DNPM na cidade poderia causar grandes transtornos para toda a região.

O presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, Lizando de Queiroz Bicalho, demonstrou grande preocupação com o plano de reestruturação do Departamento Nacional de Mineração proposto pelo Governo Federal. Segundo ele, além do escritório de Patos de Minas, a proposta é fechar também o escritório de Poços de Caldas e até a Superintendência em Belo Horizonte, deixando Minas Gerais, o Estado que como o próprio nome diz tem forte apelo pela mineração, a mercê de outras regiões do Estado.

O empresário Arnaldo Queiroz também se manifestou sobre o risco de fechamento do DNPM em Patos de Minas. Segundo ele, as lideranças do município devem se unir e pressionar o governo para que o órgão não seja fechado. A proposta será tratada em reunião nessa terça-feira (22) na sede da Fiemg – federação das Indústrias de Minas Gerais – em Belo Horizonte.

Últimas Notícias

Em taque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais

Bazar de Santo Antônio reúne mais de 10.000 itens com preço baixo, nesta quinta-feira

Veja mais

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais