Patos de Minas pode perder escritório avançado do DNPM que atende 88 municípios da região

A ameaça de fechamento causa preocupação entre lideranças empresariais da região.

Escritório avançado do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.

O escritório avançado do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM - pode ser fechado em Patos de Minas. A proposta faz parte de um plano do Governo Federal para reestruturar o órgão e prevê também o fechamento do escritório existente na cidade de Poços de Caldas. A ameaça de fechamento causa preocupação entre lideranças empresariais da região.

A instalação do DNPM em Patos de Minas era uma reivindicação antiga dos moradores. O órgão é encarregado de gerir e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, regulando o aproveitamento dos recursos minerais. O escritório de Patos de Minas atende o Alto Paranaíba, o Triângulo Mineiro e o Noroeste de Minas, atingido 88 cidades. Antes, para legalizar uma simples cascalheira, empresários de toda essa região tinham que se dirigir até Belo Horizonte. Por isso a preocupação das lideranças.

Segundo relatório elaborado pelo próprio órgão, em um raio de 200 quilômetros de Patos de Minas estão algumas das maiores jazidas de fosfato do país, a maior mina de ouro no município de Paracatu, as maiores jazidas de diamante, além da produção de nióbio. O fechamento do escritório avançado do DNPM na cidade poderia causar grandes transtornos para toda a região.

O presidente da Fiemg Regional Alto Paranaíba, Lizando de Queiroz Bicalho, demonstrou grande preocupação com o plano de reestruturação do Departamento Nacional de Mineração proposto pelo Governo Federal. Segundo ele, além do escritório de Patos de Minas, a proposta é fechar também o escritório de Poços de Caldas e até a Superintendência em Belo Horizonte, deixando Minas Gerais, o Estado que como o próprio nome diz tem forte apelo pela mineração, a mercê de outras regiões do Estado.

O empresário Arnaldo Queiroz também se manifestou sobre o risco de fechamento do DNPM em Patos de Minas. Segundo ele, as lideranças do município devem se unir e pressionar o governo para que o órgão não seja fechado. A proposta será tratada em reunião nessa terça-feira (22) na sede da Fiemg – federação das Indústrias de Minas Gerais – em Belo Horizonte.

Últimas Notícias

Homem é preso ao ser gravado furtando câmera de segurança em Patos de Minas

Veja mais

Mais que diversão, Mês das Crianças do Sicoob Credicopa vai destinar dinheiro para entidades

Veja mais

Polícia monta cerco e prende trio suspeito de furtos e arrombamentos em Patos de Minas

Veja mais

Homem que furtou TV da própria mãe no Bairro Alto Caiçaras é preso pelo PM

Veja mais

Discussão por causa de cuscuz e celular escondido termina com casal na delegacia

Veja mais

Novo presidente da Santa Casa de Patos de Minas destaca desafios e o futuro do hospital

Veja mais