Patos de Minas perde no legislativo, mas ganha força no Governo do Estado

Patos de Minas que chegou a ter três deputados federais, passará os próximos quatro anos sem nenhum representante no Congresso Nacional.

Concluída a apuração dos votos do primeiro turno das Eleições Gerais de 2014, o resultado das urnas em Patos de Minas traz algumas surpresas. Os dois candidatos a deputado federal, José Humberto Soares e Elmiro Nascimento não conseguiram se eleger. Com isso, Patos de Minas que chegou a ter três deputados federais, passará os próximos quatro anos sem nenhum representante no Congresso Nacional.

Prejuízo também na Assembleia Legislativa de Minas. O município lançou dois candidatos na disputa para deputado estadual, mas apenas o médico Hely Tarquinio conseguiu garantir sua cadeira no Legislativo Mineiro. O médico cirurgião de 74 anos obteve 80.030 votos e foi o segundo candidato mais votado de seu partido, o PV. Beia Savassi teve apenas 35.415 votos e ficou distante de ser eleita.

Lideranças de Patos de Minas lamentaram o resultado das urnas. O presidente do PSD, Arnaldo Queiroz de Melo Júnior, disse que a falta de representação na Câmara dos Deputados vai representar um prejuízo incalculável para o município, já que a maior parte dos recursos públicos está concentrada no plano federal. Arnaldo lamentou a decisão de Elmiro Nascimento se lançar candidato a deputado federal, dificultando a eleição de José Humberto Soares.

Na eleição de 2010, Elmiro Nascimento abriu mão de lançar um candidato a deputado federal e José Humberto conseguiu se eleger pelo PHS. Dois anos depois, José Humberto e Elmiro Nascimento ficaram em lados opostos nas eleições municipais, sendo que Pedro Lucas, o candidato apoiado por José Humberto saiu vitorioso. Desta vez, com a divisão dos votos, José Humberto acabou não sendo eleito.

Por outro lado, o município sai fortalecido no plano do Executivo Estadual. A eleição de Fernando Pimentel põe novamente um patense na cadeira de vice-governador do estado. O atual deputado federal, Antônio Andrade, foi peça importante para a vitória no primeiro turno e será fundamental para o desempenho do Governo de Minas.

A expectativa, principalmente das lideranças do PMDB, é de que Antônio Andrade consiga atender as demandas da região. Fernando Pimentel e Antônio Andrade foram eleitos prometendo fazer um governo mais participativo e voltado para melhorias na educação, na saúde e na segurança pública.

Últimas Notícias

Veículo destruído pelas chamas no bairro Sorriso foi incendiado por dois homens de forma criminosa

Veja mais

Motorista fica ferido após bater em caminhão, em mais uma acidente na BR 365

Veja mais

Motorista de 50 anos morre preso às ferragens em batida frontal na BR 365

Veja mais

Enciumada, jovem pega a arma do ex-namorado e dispara contra ele; os dois acabaram presos

Veja mais

Ilhas temáticas de comidas e bebidas, mais de 50 garçons: o que o Réveillon Viva está preparando

Veja mais

Veículos batem de frente na MG 188, em Vazante e deixam três pessoas feridas

Veja mais