Patos de Minas ganha Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito e Museu do Cerrado
Os órgãos ambientais e de trânsito de Patos de Minas ganharam uma ferramenta importante para promover a educação das pessoas.
Os órgãos ambientais e de trânsito de Patos de Minas ganharam uma ferramenta importante para promover a educação das pessoas. A 10ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito e o CIMA acabam de inaugurar, o Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito e o Museu do Cerrado. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) com a participação de autoridades civis e militares, ambientalistas e representantes da sociedade.
A criação do Centro Educacional de Meio Ambiente e Trânsito e do Museu do Cerrado coincide com a comemoração do aniversário da Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Patos de Minas. São quatro anos de trabalho com bons resultados. Em dois anos consecutivos, a unidade foi a que mais se destacou na redução de acidentes e mortes na rodovia em todo o Estado.
No setor de meio ambiente, os resultados também foram positivos. Diversas operações foram realizadas para combater os garimpos clandestinos nos rios Abaeté, Dourados e Paranaíba, para evitar a pesca ilegal e o desmatamento. Ações preventivas também provocaram uma redução na ocorrência deste tipo de crime.
Com a inauguração do Centro Educacional e do Museu do Cerrado, as ações de preservação do meio ambiente poderão alcançar resultados ainda melhores. O Centro é dividido em quatro setores para a realização de atividades teóricas e práticas. Um auditório com capacidade para 80 pessoas vai possibilitar a realização de seminários e palestras.
Entre o auditório e o museu, a companhia construiu um espaço que simula as situações encontradas pelos motoristas nas rodovias brasileiras. Aqui, os visitantes, principalmente, estudantes poderão receber orientação sobre a forma mais adequada de trafegar pelas estradas sem correr o risco de se envolver em acidentes.
O Museu guarda um pedacinho das riquezas do Cerrado. Animais taxidermizados ficarão expostos para mostrar aos visitantes as espécies de animais que vivem nas matas da região. Fotografias formam um caminho para mostrar as riquezas e a ação do homem que traz prejuízos ao Meio Ambiente.