Patos de Minas fica fora do novo Programa Mais Médicos e perde cinco médicos cubanos

O prefeito José Eustáquio informou que está tentando reverter a situação.

O prefeito José Eustáquio e a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca chegaram a se reunir com Katia Clara Cintra Tornes e Osiris Herrera Lopez para anunciar a recontratação.

Patos de Minas está fora da lista de municípios beneficiados com reabertura do Programa Mais Médicos. O município tinha a possibilidade de contratar até cinco médicos cubanos com pagamento de salários pelo Governo Federal, mas acabou perdendo a possibilidade de contar com esses profissionais no momento em que o município mais precisa. O prefeito José Eustáquio informou que está tentando reverter a situação.

No mês passado, diante do avanço da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde lançou dois editais retomando o Programa Mais Médicos e possibilitando a recontratação dos médicos cubanos. Patos de Minas foi contemplada com cinco médicos. As cidades interessadas deveriam se inscrever junto ao Ministério da Saúde até o dia 04 de abril. A Prefeitura de Patos de Minas anunciou que seria a primeira cidade do país a recontratar esses profissionais de saúde.

O prefeito José Eustáquio e a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca chegaram a se reunir com Katia Clara Cintra Tornes e Osiris Herrera Lopez para anunciar a recontratação. Outros dois médicos cubanos,  Alfonso Leonardo Reyes Gonzáles e Hector Gines Delisle Montenegro também continuam morando em Patos de Minas e, assim como os colegas, também deveriam ser recontratados.

Entretanto, a cidade acabou ficando fora da lista do Ministério da Saúde. O Patos Hoje recebeu a informação de que a Secretaria de Saúde perdeu o prazo para se cadastrar no programa. Entretanto, a reposta da Secretaria Municipal de Saúde é de que o edital 8 publicado pelo Ministério da Saúde não habilitou o município de Patos de Minas para ser contemplado com os cinco médicos a que teria direito.

O prefeito José Eustáquio informou que a Secretaria Municipal de Saúde está tentando reverter a situação junto ao Ministério da Saúde. Se isso não for possível, os quatro médicos cubanos que moram em Patos de Minas, que tem famílias aqui e forte ligação com o município, deverão ser designados para outras cidades.

Últimas Notícias

Dia D de Multivacinação acontece em todas as unidades de saúde do perímetro urbano de Patos de Minas

Veja mais

Temporal derruba árvore em cima de fiação e deixa cenário de destruição em frente ao Mocambo

Veja mais

Grande Feirão de Lotes no Bairro Santa Clara oferece neste sábado 11 lotes exclusivos

Veja mais

Esgoto escorre em meio a área de preservação permanente e encobre calçada ao lado do fórum

Veja mais

Mamoré busca técnico jovem para o profissional e planeja fortalecer as categorias de base para 2025

Veja mais

PM encontra 7 fuzis e pode apreender mais armas em Carmo do Paranaíba

Veja mais