Patos de Minas fica fora do novo Programa Mais Médicos e perde cinco médicos cubanos

O prefeito José Eustáquio informou que está tentando reverter a situação.

O prefeito José Eustáquio e a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca chegaram a se reunir com Katia Clara Cintra Tornes e Osiris Herrera Lopez para anunciar a recontratação.

Patos de Minas está fora da lista de municípios beneficiados com reabertura do Programa Mais Médicos. O município tinha a possibilidade de contratar até cinco médicos cubanos com pagamento de salários pelo Governo Federal, mas acabou perdendo a possibilidade de contar com esses profissionais no momento em que o município mais precisa. O prefeito José Eustáquio informou que está tentando reverter a situação.

No mês passado, diante do avanço da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde lançou dois editais retomando o Programa Mais Médicos e possibilitando a recontratação dos médicos cubanos. Patos de Minas foi contemplada com cinco médicos. As cidades interessadas deveriam se inscrever junto ao Ministério da Saúde até o dia 04 de abril. A Prefeitura de Patos de Minas anunciou que seria a primeira cidade do país a recontratar esses profissionais de saúde.

O prefeito José Eustáquio e a Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca chegaram a se reunir com Katia Clara Cintra Tornes e Osiris Herrera Lopez para anunciar a recontratação. Outros dois médicos cubanos,  Alfonso Leonardo Reyes Gonzáles e Hector Gines Delisle Montenegro também continuam morando em Patos de Minas e, assim como os colegas, também deveriam ser recontratados.

Entretanto, a cidade acabou ficando fora da lista do Ministério da Saúde. O Patos Hoje recebeu a informação de que a Secretaria de Saúde perdeu o prazo para se cadastrar no programa. Entretanto, a reposta da Secretaria Municipal de Saúde é de que o edital 8 publicado pelo Ministério da Saúde não habilitou o município de Patos de Minas para ser contemplado com os cinco médicos a que teria direito.

O prefeito José Eustáquio informou que a Secretaria Municipal de Saúde está tentando reverter a situação junto ao Ministério da Saúde. Se isso não for possível, os quatro médicos cubanos que moram em Patos de Minas, que tem famílias aqui e forte ligação com o município, deverão ser designados para outras cidades.

Últimas Notícias

Operação Refração da PC apreende veículos de luxo e anabolizantes em propriedade de alto padrão

Veja mais

Moradores denunciam situação precária da BR-352 na região da Rocinha; DNIT garante melhorias

Veja mais

Especialização em beleza aumenta oportunidades e impulsiona renda em Patos de Minas

Veja mais

Postos de Saúde abrem neste sábado em Patos de Minas para vacinação e mobilização contra a Dengue

Veja mais

Jovem de 22 anos perde R$ 6 mil em mais um golpe do falso intermediário de venda de veículo em Patos de Minas

Veja mais

Prefeitura vai instalar semáforo em cruzamento da Avenida Fátima Porto em Patos de Minas

Veja mais