Patos de Minas contrata mais do que demite no mercado formal pelo 4º mês seguido

Município obteve saldo positivo de 235 entre contratações e demissões no mercado formal de trabalho em outubro

Centro comercial de Patos de Minas.

Patos de Minas apresenta saldo positivo na criação de vagas formais de trabalho pelo quarto mês consecutivo em 2020, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O relatório mais recente, relativo a outubro e divulgado na última semana, aponta a superação de 235 admissões em relação aos desligamentos. O bom resultado do mês passado foi encabeçado sobretudo pelos setores de Serviços (530 – 386 = 144) e de Comércio (511 – 397 = 114).

Painel Caged – dados referentes a outubro de 2020

“Diante do que vivemos a partir de abril deste ano, quando os reflexos econômicos da pandemia de Covid-19 começaram de fato a ser sentidos, o resultado de outubro deve ser comemorado. É sinal de retomada. Empresários que demitiram começaram a recontratar. O saldo é praticamente o mesmo de janeiro, antes do coronavírus, quando a diferença entre contratações e demissões foi de 237”, analisa o assessor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Patos de Minas, Célio Adriano Lopes.

A criação de postos formais de trabalho em Patos de Minas começou a sofrer queda mais brusca em março, mas o primeiro saldo negativo apareceu em abril: 774 demissões a mais do que admissões. Os números continuaram negativos em maio (-19) e junho (-189), vindo a melhorar a partir de julho, mês que apresentou 43 contratações a mais do que desligamentos. Essa diferença positiva foi de 43 em julho, 42 em agosto e saltou para 182 em setembro.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Patos de Minas (Sindcomércio), Eduardo Soares acredita que o cenário atual deve-se à boa expectativa mediante o quadro mais controlado da Covid-19. “Entendo que as contratações temporárias de fim de ano já começam a refletir nesses números. O comerciante e o prestador de serviço estão mais otimistas, sabendo que podem exercer suas atividades de forma mais segura, e isso possibilita investimentos e consequentemente contratações”, diz ele.

Acumulado de 2020 – Os dados de emprego referentes ao período de janeiro a outubro de 2020 também são positivos, com 15.417 contratações e 15.354 demissões, ou seja, 63 postos de trabalho. No acumulado do ano, os grupamentos Indústria e Agropecuária destacam-se com os melhores saldos, respectivamente 227 e 102.

No Brasil, a situação é de recorde negativo. A taxa de desemprego no Brasil chegou a 14,6% no terceiro trimestre do ano, o que representa alta de 1,3 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, quando ficou em 13,3%. Segundo informou hoje (27) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a maior taxa da série histórica, que começou em 2012, e corresponde a 14,1 milhões de pessoas.

Painel Caged – acumulado de 2020
Painel Caged – acumulado de 2020 por grupamento

Fonte: Ascom da Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Aposentada invade apartamento de policial, se nega a sair e acaba presa por perseguição e vários outros crimes

Veja mais

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Caminhoneiro reclama de tapa-buracos na BR 365; rodovia deverá ser recapeada no trecho

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais