Patenses poderão contribuir com pesquisa para desenvolvimento de vacina contra dengue

63 municípios brasileiros foram convidados a participar de pesquisa, desse total 7 são mineiros.


Segundo Mariah Figueiredo, foram convidados 63 municípios do Brasil que apresentaram epidemias de dengue no período de 2008 a 2012.
A Diretora de Vigilância e Saúde, Mariah Luzia Figueiredo, esteve representando Patos de Minas, na última quarta-feira, 21/5, em São Paulo, num evento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde com o objetivo de realizar um inquérito sorológico de dengue como atividade preparatória do sistema de vigilância. O objetivo é o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue em 4 anos.

Segundo Mariah Figueiredo, foram convidados 63 municípios do Brasil que apresentaram epidemias de dengue no período de 2008 a 2012. Os municípios do estado de Minas Gerais selecionados foram: Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Sete Lagoas e Uberaba. “Serão realizados testes sorológicos para dengue com pesquisa de anticorpos IgG, considerado indicador de contato pregresso com agente infeccioso”, informou.

Os critérios definidos conjuntamente com o Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) para a seleção dos Municípios onde serão realizados os inquéritos foram o de incidência maior que 300 casos por 100.000 habitantes em ao menos dois dos últimos quatro anos e população entre 100.000 e 1.000.000 de habitantes.

Os exames serão todos voluntários e os indivíduos que concordarem em participar deverão assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, de acordo com o padrão adotado pela Comissão Ética e Análise de Pesquisas da Instituição de Ensino e Pesquisa de nível superior que sediará o projeto.

As faixas etárias selecionadas para participarem do inquérito variam entre 1 e 20 anos. O material será coletado em um local indicado pelo laboratório Hermes Pardini, o qual será responsável também pelo envio das amostras.

A coleta será realizada nas Unidades Básicas de Saúde pelos profissionais do laboratório e será em conjunto com a Campanha Nacional de Multivacinação que acontecerá no período de 13 a 30 de setembro deste ano.

O Município fica responsável por definir as Unidades Básicas de Saúde, preparar a sala de coleta em cada Unidade participante, receber a equipe de coleta do laboratório contratado para a realização da sorologia, contatar as famílias, obter o consentimento e a assinatura do Termo de Consentimento Esclarecido e encaminhar os pacientes para o local da coleta, além de receber os resultados e repassá-los para as famílias que procuram os serviços na Unidade Básica de Saúde.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais