Papa passa bem após cirurgia para remover parte do cólon

Informação foi dada pelo Vaticano nesta segunda-feira

O papa Francisco está alerta, respirando sem assistência e em bom estado geral após uma cirurgia para remover parte do cólon, informou o Vaticano nesta segunda-feira (5).

O papa, de 84 anos, deve permanecer no hospital durante sete dias, se não houver nenhuma complicação após a operação, que durou cerca de três horas, na noite desse domingo. A cirurgia foi realizada por uma equipe médica de dez pessoas no hospital Gemelli de Roma, disse o porta-voz Matteo Bruni em comunicado.

O pontífice foi submetido a uma hemicolectomia esquerda, um procedimento para remover um lado do cólon, disse Bruni. Foi a primeira vez que o Vaticano revelou a natureza específica da cirurgia.

A declaração não especifica se a decisão de remover parte do cólon foi tomada antes ou durante a cirurgia.

A operação já agendada era para tratar uma estenose diverticular sintomática do cólon, uma doença que faz bolsas sobressaírem da camada muscular do colón e a estreitarem.

Além de causar dor, o problema, que é mais comum em pessoas mais velhas, pode causar inchamento, inflamação e dificuldade nos movimentos intestinais.

Esta é a primeira vez que Francisco é hospitalizado desde sua eleição como papa em 2013.

A cirurgia parece ter sido programada para coincidir com um período em que o pontífice tem apenas um compromisso público - sua bênção de domingo na Praça de São Pedro.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Feirão de Empregos vai reunir mais de 1.000 vagas em Patos de Minas; veja como participar

Veja mais

Workshop do UNIPAM vai ensinar como usar inteligência artificial na prática nas empresas

Veja mais

Condutor de 17 anos fica ferido ao bater violentamente contra picape no distrito de Alagoas

Veja mais

A conta que Patos de Minas precisa fazer para finalmente eleger um deputado federal

Veja mais

Patos de Minas lança plataforma para atrair turistas, eventos e novos negócios; veja

Veja mais

Eleições 2026: Wilian de Campos fala sobre candidatura a deputado estadual e propostas

Veja mais